Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > RESULTADO DA VII GINCANA CULTURAL DO IFAM CAMPUS PARINTINS

Notícias

RESULTADO DA VII GINCANA CULTURAL DO IFAM CAMPUS PARINTINS

No dia 27 de agosto ocorreu a VII Gincana Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins

por publicado: 01/09/2016 22h25 última modificação: 13/09/2016 20h05

No dia 27 de agosto ocorreu a VII Gincana Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins, por volta das 8:30 iniciaram as atividades esportivas com a temática: “Arte com Ciência”, que propôs unir esses dois temas em várias competições que foram realizadas durante a manhã e a tarde daquele sábado no Instituto.

As apresentações iniciaram com a Equipe de Agropecuária, dançando um pot-pourri de músicas que juntou desde country, pop, funk, e o grito de apresentação:

“Escuta ai galera o papo que eu vou falar, aqui é Agropecuária que veio pra ganhar, eu tenho um desafio a cumprir com a multidão, levar arte com ciência até seu coração, a ciência no amor e no campo a se criar sementes germinadas pela arte de plantar, alô outras equipes eu não quero me “gabar” mas quando agro chega faz a gincana balançar,”

Enfatizando a arte e a ciência de plantar, além de apresentarem a mascote “Touro Bandido”, representando o curso.

A segunda Equipe a se apresentar foi a de Administração que trouxe o tema “Cultura com Ciência”, também com um mix de músicas pop, agitando a galera, com o grito de guerra:

“É arte é vida, é determinação, esse é o nosso lema para sermos campeões, vontade de ganhar, vontade de vencer, vontade da vitória e não tem medo de morrer, ADM na camisa e também no coração, quando ADM chega começa a emoção ADMeoooo... ADMeoooo...”

A turma também trouxe sua mascote representada na figura de um Leão.

A terceira turma a se apresentar foi a do curso de Informática que trouxe em sua dança características das Olimpíadas com quatro países representados, sendo eles Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Brasil, criando também uma junção de músicas desses países, fazendo assim um belo espetáculo.

Seu grito de guerra foi pura agitação:

“INFO de elite osso duro de roer, não tem vaca nem leão que consiga nos vencer, INFO de elite osso duro de roer, se for competir com a gente, se prepare pra perder, INFO surgiu da arte é fruto da ciência, nós sempre inovamos com paixão e competência, nós somos uma família e estamos sempre unidos lutamos sempre juntos e não seremos vencidos, podem entrar com recursos, podem até apelar, vamos enfrentar juntos e juntos nós vamos ganhar”.

A turma trouxe sua mascote representada pelo personagem do “Homem de Ferro”.

Após a abertura deu-se o início da prova do “Vídeo Social”, na sala de música, onde aconteceu a conferência dos vídeos documentários das turmas com temáticas sociais.

A equipe do curso de Informática trouxe o tema “Entrevista com os moradores sobre a Invasão”; o curso de Agropecuária abordou a temática “A realidade das pessoas em situação de rua em Parintins”, e por fim Administração trouxe o tema “Lixo, o problema não é meu, não é seu, é nosso”.

Simultaneamente aos Vídeos, foram realizadas as “Provas Esportivas” compostas por atividades desportivas como a de Embaixadinhas e recreativas como o “Circuito” composto de abdominal, argolas, cama de gato, arremesso à cesta de basquetebol e corrida as quais foram realizadas na área do campo de futebol e da entrada lateral do Campus.

Foi realizada a prova do “Telejornal da História”, no auditório, peças encenadas pelos alunos dos três cursos que disputam com o tema “Principais Eventos ocorridos durante o Século XIX, dentre eles é claro deu-se o destaque ao Ciclo da Borracha”.

Estas três provas iniciais da gincana, com exceção das provas esportivas, foram avaliadas pelos jurados Evandro Oliveira, Gledson Oliveira e Dermison Salgado, que avaliaram as provas de cada equipe, pra obtenção do resultado.

A última prova, da manhã, aconteceu na área de convivência da instituição “A Maratona de Ciências” na qual as equipes teriam que responder perguntas de verdadeiro ou falso, e realizar experiências de Química, Física e Biologia ao vivo.

No período da tarde foram realizadas três provas e mais a apresentação dos vídeos já avaliados pelos jurados, para os participantes das equipes no auditório.

A diversão a tarde deu início as 14h30min iniciando pelo “Soletrando” no qual a tensão dos participantes se misturou a emoção das equipes que não podiam comemorar os resultados dos colegas antes do final da prova, para não influir na concentração dos mesmos.

Logo depois se realizou a prova da Torre de Hanoi, em que os participantes demonstraram suas habilidades de concentração e agilidade na resolução do problema que, ainda, foi mais dificultado, quando se apresentou a definição de que todos deveriam concluir o desafio matemático usando apenas a mão esquerda.

Realizou-se, na sequência, a “Caça ao Tesouro Geográfico”, na qual as equipes deveriam realizar um circuito nas áreas externas do campus, recuperando, na ordem exata, as pistas que foram previamente escondidas, guiados através de um mapa que representava as diferentes regiões do globo terrestre, enquanto isso as torcidas ficaram agitando nas salas e na área de convivência.

Por último os estudantes foram ao auditório para assistirem os vídeos da prova social, que foram analisados pela manhã e para aguardarem o Resultado Final, enquanto os membros da comissão avaliavam os recursos.

A grande vencedora foi a Equipe do Curso de Administração que conseguiu pontuar no maior número de provas. Em segundo lugar, a Equipe do Curso de Agropecuária, e em terceiro ficou a Equipe do Curso de Informática.

 

Na avaliação da Coordenação da Gincana o resultado foi extremamente positivo, com este molde que busca a interação entre a comunidade escolar, bem mais que a simples competitividade, uma vez que este evento busca acima de tudo promover o entretenimento através de atividades recreativas, esportivas e artístico-culturais. Desenvolvendo os valores éticos, exercitando a solidariedade, cultivando o cuidado com o meio ambiente e o espírito participativo com postura positiva para a formação cidadã, além de exercitar o espírito de liderança e motivação, dentro da temática que foi proposta pela Coordenação da Gincana.

 

Texto:

Nágela Menezes

Rebeca Paulain

Michele Cunha

Manoel Falcão

 Edição: Cayo Dias e Manoel Falcão

 Imagens:

Cayo Dias

Niash dos Anjos

Manoel Falcao

Simone Brandão