Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > V Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas “Paulo Freire”

Notícias

V Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas “Paulo Freire”

Realizado no dia 28/07/2018, na Comunidade São Pedro do Marajó (Rio Uaicurapá), a V Roda de Conversa contou com a presença de servidores do IFAM Parintins.
por publicado: 10/08/2018 17h21 última modificação: 10/08/2018 17h49
Colaboradores: Ana Carolina Souza Sampaio Nakauth

Fazem parte do Comitê Organizador do Fórum, o coordenador de extensão, Prof. Kildery Alex Freitas Serrão; o zootecnista e técnico agrícola, Elias Santos da Costa e a engenheira de pesca, Ana Carolina Souza Sampaio Nakauth. Esta edição, contou ainda, com a participação do pedagogo, Denis de Oliveira Silva.

Participaram do evento aproximadamente 50 pessoas, entre elas, representantes da UFAM: Profa. Dra. Maria Eliane Vasconcelos, Prof. MSc. Edilson Albarado; UEA: Profa. Dra. Georgina Terezinha Brito; Secretaria Municipal de Educação (SEMED): Sra. Silvia Cíntia Ferreira; Associação das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR): Sr. José Ramos; IDAM: Sr. Wanderley Holanda; Grupo Ambiental Natureza Viva (GRANAVE): Sr. Fernando Carvalho; Associação da Família Gonçalves (AFAGO): Sra. Sandrelly Gonçalves; Associação de Plantadores de Guaraná (AGRIGUARANI): Sr. Aldemir Batista; Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Sr. Sérgio Muniz.

Também estiveram presentes estudantes de graduação e de cursos técnicos da UFAM, UEA e IFAM. Comunitários, lideranças, gestores, professores e pais de aproximadamente 16 comunidades rurais colocaram seus posicionamentos, demandas e anseios a cerca do tema.

Dentre as comunidades participantes estiveram as comunidades de: Simão; Nossa Senhora Aparecida do Miriti; Santo Antônio do Tracajá; São Tomé, São Sebastião do Jará; São Pedro do Marajó; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Laguinho; Zé Açú; Santo André; El Shaday; São Gabriel do Peixe Marinho; São João do Jacú e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Remigio.

A participação do IFAM - Campus Parintins tinha o objetivo de apresentar respostas aos comunitários e instituições a cerca das demandas de qualificação profissional, em nível técnico, fruto dos encontros anteriores. Para isso, foi criado um Núcleo de Educação do Campo, vinculado à Coordenação de Extensão e Coordenação Geral de Educação do Campo na Reitoria.

 Também será constituída uma comissão multidisciplinar para elaboração do Projeto Pedagógico de Curso Técnico na modalidade Pedagogia da Alternância, com possibilidade de oferta no Centro de Formação do Açaí, na Vila Amazônia.

Enquanto as tratativas para formalização do curso estão em andamento, uma das primeiras atividades do Núcleo de Educação do Campo será a organização de atividades de treinamento (de forma inicial e continuada) para docentes e técnicos do IFAM e entidades parceiras a respeito da metodologia adotada na Pedagogia da Alternância e os pressupostos filosóficos, pedagógicos e sociais relacionados à Educação do Campo.

A próxima reunião, ainda a ser agendada, ocorrerá na Comunidade São Sebastião do Jará, na margem esquerda do Rio Jará, afluente do Rio Jacú.