Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > INSTITUIÇÃO > A instituição

CAMPUS TEFÉ

Em 2014,  o Estado do Amazonas foi contemplado com quatro novos campi, distribuídos nas mesorregiões localizadas nos municípios de Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara e Tefé. O compromisso público de interiorização da educação profissional se estabelece na região, de forma concretamente incisiva. Os cursos oferecidos devem estabelecer sintonia com os arranjos produtivos de cada localidade, a fim de que venham a contribuir para o efetivo desenvolvimento socioeconômico da região.

 O Campus Tefé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas integra o programa de expansão da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na região norte do país. Os objetivos do plano de expansão preveem a ampliação dos espaços de formação profissional e a elevação do nível de escolaridade de um número cada vez maior de jovens e adulto, principalmente dos municípios  da região do Médio Solimões.

Assim, o Campus Tefé foi criado na Expansão III em parceria com a Prefeitura Municipal de Tefé.  Suas atividades administrativas e didático-pedagógicas tiveram início no dia 1º de abril de 2014,  com um quadro composto de 200 (duzentos) alunos,  16 docentes,  05 técnicos-administrativos,  01 colaborador, no prédio cedido pela prefeitura, anexo  da Escola Municipal Professor Luzivaldo Castro situado rua João Stefano, nº 625 – Bairro Juruá.  Inicialmente, cinco  turmas  foram  ofertadas:   duas  na Forma Integrada -  Administração e Informática,  e três na Forma Subsequente - Administração, Contabilidade e Informática. 

 Em 2019, com cinco anos de atuação no município, o Campus Tefé oferta  Cursos Técnicos nas Formas  Integrada e Subsequente nos  Eixos Tecnológicos em: Gestão e Negócios:  Curso Técnico de Nível Médio em Administração e Secretariado; Informação e Comunicação - Curso Técnico de Nível Médio em Informática; Recursos Naturais - Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária e  o curso Técnico de Nível Médio em Orientação Comunitária, forma subsequente, do eixo de Desenvolvimento Social.

 Além dos Cursos Técnicos, o campus dispõem do Curso de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação (Educação no Campo, Filosofia da Educação, História, Cultura Africana e Afrobrasileira, Educação Profissional e Tecnológica) por meio de parceria com a Universidade Aberta do Brasil - UAB na modalidade Educação à Distância (EAD). São contabilizados 283 alunos  do Ensino Médio Integrado, 96 alunos da Forma Subsequente, 29 graduandos e 189 Pós-graduandos, matriculados em maio de 2018.

                    

           Unidade Acadêmica:
           Rua João Stéfano, nº 625, bairro Juruá
           CEP: 69.552-555
           Tefé - Amazonas
           

           Unidade Administrativa
           Rua Getúlio Vargas, nº 154, Centro
           CEP: 69550-073
           Tefé - Amazonas