Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > AGRICULTORES FAMILIRES FIRMAM CONTRATOS COM IFAM/TEFÉ

AGRICULTORES FAMILIRES FIRMAM CONTRATOS COM IFAM/TEFÉ

publicado: 03/12/2022 13h16 última modificação: 03/12/2022 13h16

Aos 29 de novembro de 2022, agricultores de Tefé - AM firmam contrato de fornecimento de produtos da agricultura familiar junto ao IFAM campus Tefé, com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE. Um total de 10 (dez) agricultores e uma Cooperativa Indígena firmaram contratos de venda de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar, totalizando o valor de R$ 83.113,80 (oitenta e três mil cento e treze reais e oitenta centavos).
Do quantitativo total de proponentes aprovados 4 (quatro) fornecedoras garantiram prioridades através da apresentação de Declaração de vínculo à Organismo de Controle Social (OCS) de produção orgânica registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e que comprovadamente encontravam-se registradas no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) do MAPA.
É importante destacar que de um total de 12 (doze) propostas individuais, 9 (nove) foram submetidas por proponentes titulares MULHERES, e destas 8 (oito) obtiveram suas propostas aprovados. Apenas dois agricultores proponentes não tiveram nenhum dos seus itens do projeto de venda submetido a chamada aprovados, devido à ordem de prioridades para seleção.
A chamada pública contou também com a presença de ADRIEL BARBOSA BENTO representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), que auxiliou parte das participantes na elaboração de projeto de venda, do grupo de OCS presente em fase transição para o Sistema Participativo de Garantia (OPAC) da Rede Maniva de Agroecologia.
Segundo o presidente da comissão que também é coordenador do Centro de Colaboração da Alimentação Escolar do IFAM (CECANE IFAM) local: “o número de propostas nas chamadas do campus Tefé vem aumentando ao longo dos últimos anos, isso é fruto dos trabalhos de aproximação com fornecedores e das articulações e parcerias com instituições locais como UEA, MAMIRUÁ, IDAM, SEBRAE, Secretaria Municipal de Produção e Movimentos sociais locais, e de ações como cursos e capacitações envolvendo agricultores familiares.

Autor: Comissão do PNAE 2022 Campus Tefé