Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Campus Tefé forma 04 (quatro) alunos PCD's

Campus Tefé forma 04 (quatro) alunos PCD's

por publicado: 27/12/2022 09h09 última modificação: 27/12/2022 09h36

O Instituto Federal do Amazonas-IFAM/ Campus Tefé está chegando ao término de mais um ano letivo. Como de praxe, os alunos finalistas precisam apresentar seus relatórios de estágio ou PCCT – Projeto de Conclusão de Curso Técnico.
Neste ano de 2022, em especial, o Campus Tefé está formando 04 alunos com deficiência que são acompanhados pelo CAPNE – Coordenação de Atendimento as pessoas com Necessidades Específicas de nosso campus desde o momento em que os mesmos passam na seleção para estudar em nossa instituição.
Os alunos formandos são:

Figura 1: Ruan da Silva de Souza, aluno do Curso Técnico em Agropecuária, sua deficiência conforme laudo médico é paraplégico.

C:\Users\27811670\Desktop\FOTOS PARA IMPRENSA\WhatsApp Image 2022-12-23 at 11.00.37.jpeg

Figura 2: Pedro Henrique Fernandes de Lima, aluno do Curso Técnico em Informática, possui Transtorno do Espectro Autista e será nosso segundo aluno com autismo a se formar.

C:\Users\27811670\Desktop\FOTOS PARA IMPRENSA\WhatsApp Image 2022-12-23 at 10.53.27.jpeg

Figura 3: Emanuela Bianca Viana da Silva, aluna do Curso Técnico em Informática, nossa primeira aluna com surdez a se formar no campus.

C:\Users\27811670\Desktop\FOTOS PARA IMPRENSA\WhatsApp Image 2022-12-23 at 10.53.26.jpeg

Figura 4: Sanderson Ramos Fabá, aluno do Curso de Agroecologia na Forma subsequente.

Dentre os formados, destaca-se a aluna EMANUELA BIANCA VIANA DA SILVA, que se tornou a primeira surda formada como Técnica em Informática, pelo IFAM Campus Tefé. Sua defesa ocorreu na quinta-feira, 15/12, onde obteve aprovação com nota máxima. Bastante empolgada, ela disse que pretende dar continuidade aos estudos cursando ensino superior em Letras Libras, e pretende após a formação ser professora Bilíngue, ajudando outros Surdos a completarem sua trajetória escolar.

C:\Users\27811670\Desktop\FOTOS PARA IMPRENSA\WhatsApp Image 2022-12-23 at 11.01.24.jpegC:\Users\27811670\Desktop\FOTOS PARA IMPRENSA\WhatsApp Image 2022-12-23 at 10.53.18.jpeg

E, debaixo de muita emoção e superação, o ano letivo de 2022 foi encerrado, na certeza de que é possível fazer a inclusão acontecer e mostrar à sociedade que na educação, as barreiras podem ser superadas.

Para Christiane Vasconcelos, Coordenadora do CAPNE (Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas), a conquista demonstra o resultado do trabalho colaborativo entre a Instituição, família e sociedade propiciando o desenvolvimento global do aluno mesmo os que apresentem especificidades.
“Dessa forma a inclusão é vantajosa, uma vez que oferece com equidade a oportunidade para todos, considerando que tantos as Pessoas com Deficiência (PcDs) quanto as sem deficiência são capazes e tem potencial […] A conquista destes discentes demonstra que com esforço e dedicação se consegue realizar sonhos, objetivos. Espera-se que a vitória deles sirva de exemplo, de superação e motivação para os demais PcDs, além de instigar a ampliação de políticas públicas de inclusão”, destacou Christiane.
Enfim, o Campus Tefé agradece a todos (Servidores, Intérpretes e Prefeitura Municipal de Tefé) que colaboraram nesse processo de ensino e aprendizagem, bem como de inclusão.