Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > PIBEX BANCO DE SEMENTES

Notícias

PIBEX BANCO DE SEMENTES

por publicado: 19/07/2021 14h22 última modificação: 19/07/2021 14h22

PIBEX BANCO DE SEMENTES

Segunda ação do Projeto PIBEX: Banco de Sementes: Resgate e conservação de sementes de espécies e variedades tradicionais com produtoras familiares da Organização de Controle Social Missão.

No último dia 14 de julho, foi realizada a segunda ação do projeto de extensão “Banco de Sementes: Resgate e conservação de sementes de espécies e variedades tradicionais com produtoras familiares da Organização de Controle Social Missão. Desta vez, as atividades foram realizadas na Unidade de Produção da Sra. Maria José da Silva Frazão, produtora familiar da comunidade.  

A atividade iniciou com recepção e acolhida das produtoras, ocasião em que foi apresentada a unidade de produção e informado que o referido local se trata hoje de ruinas do que já foi historicamente a primeira sede da Escola Nossa Senhora das Graças.

 

Sob a coordenação do professor Helder Frazão e  a assistência da aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX),  Gerlane da S. Gomes, do curso de Agroecologia e  que também integra  o grupo de mulheres da OCS,  foram desenvolvidas  atividades previamente programadas como:  limpeza da área para implantação da Unidade Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEA) de produção e multiplicação de sementes, palestra dinâmica em campo sobre os princípios da Agricultura Produção Orgânica e Agroecológica (Princípios Agroecológicos); Planejamento participativo de ocupação e da UPEA e definição participativa dos recursos do projeto.

 

Todas as atividades tiveram como finalidade a de identificar os princípios agroecológicos básicos já praticados nas unidades de produção familiares individuais das produtoras envolvidas, bem como intensificar a aplicação na UPEA de produção e multiplicação de sementes, tendo em vista que a qualidade de sementes dependerá de todo o processo envolvido desde a produção, seleção de matrizes e sementes, beneficiamento e armazenamento.

Por se tratar de um projeto que envolve um grupo de produtoras vinculadas à Organização Social de Controle de produção orgânica devidamente credenciadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, é de fundamental importância a transferência e (re)construção participativa de tecnologias de produção agroecológica devidamente apropriadas à realidade sociocultural das participantes e adequadas às características ambientais locais. Importante esclarecer que os princípios agroecológicos já são frequentemente praticados pelas participantes conforme relato durante às atividades desenvolvidas e às reuniões de reflexão que ocorrem ao o final de cada atividade do projeto.

Para o grupo, a ação atingiu todos objetivos previstos, visto que no planejamento de ocupação da UPEA foram definidas com base nos conhecimentos prévios das participantes a quantidade de sementes arrecadadas por cada uma, com o objetivo de compor o “Banco de Sementes”. Durante o levantamento, houve divergências quanto ao melhor ambiente para produção de determinada espécie ou variedade, assim optou-se por experimentar o plantio em diferentes ambientes por elas assim denominados como “Alto e ensolarado”, “Meio/ladeira e ensolarado” e “baixada e sombreada”. Conforme sugerido pela produtora Idalete L. de Oliveira  que  proferiu: “se não é área para experimentação, então vamos experimentar”. Foi também realizado um ajuste orçamentário com base nos recursos disponíveis para o projeto, que resultou na retirada de todos os equipamentos e materiais necessários que teriam disponibilidade como itens pessoais, alternativos e doados para o grupo.

A ação também contou com apoio técnico voluntário da egressa do curso técnico em Agropecuária, Jackeline Kathellen T. Gomes, durante todo o processo de planejamento, organização, execução e registros de imagens.

Revisão: Larissa Marine Terdulino da Silva (apoio de comunicação do projeto)