Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Setembro Amarelo - Mês de valorização da vida e prevenção do suicídio

Notícias

Setembro Amarelo - Mês de valorização da vida e prevenção do suicídio

por publicado: 15/09/2020 16h30 última modificação: 15/09/2020 16h30

Setembro Amarelo - Mês de valorização da vida e prevenção do suicídio

Desde 2015 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O mês escolhido para a campanha se deve ao fato de que, desde 2003, o dia 10 de setembro passou a ser oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre as formas de prevenção e redução do casos de suicídios ocorridos no país. Nesse sentido são disseminadas estratégias para  “alertar” a população a respeito dessa realidade que se tornou uma epidemia devido aos números de casos que ocorrem no Brasil e no mundo.

Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o tema de forma clara e responsável. 

No IFAM/campus Tefé, por meio da Coordenação de Assistência ao Educando - CAE, este ano o tema está sendo abordado excepcionalmente por meio de metodologias digitais devido a situação pandêmica e a biossegurança de servidores, discentes e sociedade em geral. Através das redes sociais, o setor de psicologia juntamente com os setores multiprofissionais do campus vêm trabalhando assiduamente para atender, tratar, orientar e encaminhar possíveis casos relacionados à questões depressivas, de automutilação e tendências suicidas, sempre elencando a abordagem de que “FALAR É O MELHOR REMÉDIO”.

Onde procurar ajuda:

Em Tefé  existem vários lugares que oferecem serviços de atendimento psicológico gratuito. São eles: CAPS, Policlínica Santa Teresa, CRAS, CREAS e Postos de Saúde.

Caso você não queira procurar ajuda presencialmente, você pode ligar gratuitamente de qualquer celular para o *188.