Você está aqui: Página Inicial > Eleições IFAM > Auditoria Helios Voting

Auditoria Helios Voting

por admin publicado 26/02/2021 20h55, última modificação 26/02/2021 20h56

Verificações e Auditoria 

O próprio Helios disponibiliza uma série de formas de verificações da eleição e votação. Para desenvolver uma ferramenta própria de auditoria, a documentação técnica pode ser obtida no página do Helios. O Pyrios é uma opção para se auditar eleições compatível com o Helios Votig v.3. 

São as opções de verificações no próprio Helios:

Código de Identificação da Eleição

Hash criptografado da eleição

Visualizar a Cabine de votação

Para conferência das cédula de votação (perguntas e opções)

Cronograma da eleição

Com as datas da votação e adiamentos, se houver

Verificador de Cédula do Helios

O verificador de uma cédula permite que você informe uma cédula auditada e verifique se a mesma foi preparada corretamente.

Central de Rastreamento de Cédula

Centro para rastrear as os eleitores e o código rastreador de suas cédulas

Cédulas Auditadas

Antes de resolver depositar a cédula na urna, pode-se solicitar ao sistema que abra a cédula cifrada e verifique se a mesma foi cifrada corretamente (se realmente contém o seu voto). Depois disso, você pode postar essa cédula aberta na lista de cédulas auditadas, para que qualquer um possa verificar (sua identidade não será incluída). Você pode fazer isso quantas vezes quiser. Escolhendo ou não postar essa cédula auditada, você deve voltar para a cédula de votação e a cifrar novamente, obtendo então um novo rastreador. Isso ajuda a reduzir as chances de que alguém possa coagi-lo a votar de modo diverso à sua real escolha. Essas cédulas não estão depositadas na urna, portanto não serão contabilizadas. Elas estão aqui apenas com o propósito de auditoria, para verificar que o sistema de votação está cifrando corretamente as escolhas do eleitor. Para verificar uma cédula auditada, copie todo o seu conteúdo e cole-o no verificador de uma única cédula.

Conferir a Apuração da Eleição
 

Após a publicação do resultado de uma eleição é possível obter todas as cédulas cifradas e fazer a recontagem dos votos. Esse processo pode demorar alguns minutos ou horas dependendo da quantidade de cédulas e a capacidade de processamento do dispositivo do auditor.

Fonte: IFSP - > https://manuais.ifsp.edu.br/books/utiliza%C3%A7%C3%A3o/page/verifica%C3%A7%C3%B5es-e-auditoria