Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 111 anos de história, inúmeras conquistas e incontáveis realizações, Campus Manaus Centro é o orgulho que pulsa no coração do Amazonas.

Notícias

111 anos de história, inúmeras conquistas e incontáveis realizações, Campus Manaus Centro é o orgulho que pulsa no coração do Amazonas.

111 anos de história, inúmeras conquistas e incontáveis realizações, Campus Manaus Centro é o orgulho que pulsa no coração do Amazonas.
por publicado: 23/09/2020 18h58 última modificação: 23/09/2020 18h58

A exatamente 111 anos, no dia 23 de setembro de 1909, era assinado o decreto nº 7.556, o decreto estabelecia a criação de 19 Escolas de Aprendizes e Artífices no Brasil.

O responsável pela assinatura do decreto e consequentemente pela criação das Escolas de Aprendizes e artífices foi o então presidente Nilo Procópio Peçanha, até os dias atuais Nilo Peçanha é considerado o pai da educação profissional no Brasil.

Nilo Peçanha justifica a criação das escolas com os seguintes argumentos:

“Que o aumento constante da população das cidades exige que se facilite ás classes proletárias os meios de vencer as dificuldades sempre crescentes da luta pela existência;

Que para isso se torna necessário, não só habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, como fazê-los adquirir hábitos de trabalho profícuo, que os afastará da ociosidade ignorante, escola do vício e do crime”.

E foi com esses argumentos que em 1909, foram criadas as Escolas de Aprendizes e Artífices no País, e entre elas a Escola de Aprendizes e Artífices do Amazonas na cidade de Manaus. Na época Manaus ainda vivenciava a e usufruía os benefícios econômicos oriundos da comercialização da borracha, porém esse apogeu econômico não durou muito tempo, com a forte concorrência asiática na produção do látex a econômica local entrou em declínio.

E é nesse cenário, que foi instalada a primeira Escola de Aprendizes e Artífices do Amazonas, e desde os primórdios de sua criação a escola enfrentou inúmeros desafios para levar a educação profissional aos “desfavorecidos da fortuna”, com instalações modestas e em condições insalubres para uma educação apropriada a escola contava com 14 alunos distribuídos em duas oficinas, alfaiataria e marcenaria.

A princípio a escola foi instalada em uma chácara já que o governo não dispunha de prédios para essa finalidade na época, a chácara ficava onde hoje é o bairro Cachoeirinha, na Rua Urucará e o local era conhecido como chácara Afonso de Carvalho.

A escola de Aprendizes e Artífices do Amazonas teve como seu primeiro gestor Saturnino Santa Cruz de Oliveira, natural de Maceió. Era bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife. 

No princípio a escola cotava com uma estrutura administrativa mínima, a estrutura era composta pelo diretor, um escriturário e um porteiro-continuo, os mestres das oficinas eram contratados por tempo determinado de 4 anos.

 

Saturnino foi o diretor da escola de 1910 a 1913 em seguida foi sucedido por Generino Gonzaga Maciel que geriu a escola de 1913 a 1917. Generino natural do Piauí, bacharel em direito pela faculdade de Belém viveu em Manaus por mais de 10 anos. E foi em sua gestão que depois de muito esforço a escola que até então era instalada em condição precária passou a funcionar em uma instalação de condições mais favoráveis ao aprendizado além de estar localizada em uma região de fácil acesso para os alunos do município.

A mudança ocorreu quando a antiga cadeia pública, Desembargador Raimundo Vidal Pessoa foi desativada, quando os sentenciados foram transferidos para um prédio na localidade do Paricatuba, distante cerca de 25 quilômetros de Manaus.

Nova mudança.

Em 1927 a Escola de Aprendizes e Artífices do Amazonas passou a funcionar no mercado municipal da Cachoeirinha onde ficou instalada até 1941.

 

Endereço definitivo.

Já em 1942 por meio do decreto nº 4.127, é transformada em Liceu Industrial e Técnico (Escola Técnica de Manaus), passando a oferecer a formação profissional de nível secundário. Nesse mesmo ano finalmente passou a funcionar em seu endereço definitivo localizado na Avenida 7 de setembro entre as ruas Duque de Caxias, Visconde de porto Alegre e Rua Ajuricaba a Escola Técnica de Manaus já transformada em autarquia funcionou com essa denominação até 2 de fevereiro de 1965 quando então passou a se chamar Escola Técnica Federal do Amazonas em razão da lei nº4.759, de 20 de agosto de 1965.

 

Já em 26 de março de 2001, por meio de decreto e então presidente Fernando Henrique Cardoso, a Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM) a instituição funcionou com essa nomenclatura e estrutura até 29 de dezembro de 2008, quando a então presidente Luiz Inácio Lula da Silva através da lei nº11.892, criou 38 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no Brasil.

 

Hoje o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro, faz parte da história não só do município e do Estado do Amazonas, faz parte da história da educação profissional e tecnológica do Brasil, promovendo o ensino público de qualidade referenciado em todo território nacional.

Apoiando-se no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão o IFAM Campus Manaus Centro hoje verticalizou o ensino, indo do ensino técnico de nível médio, passando pela graduação e programas de pós-graduação como especializações, mestrados e doutorado.

Além de verticalizar o ensino, por meio da promoção da ciência e tecnologia o IFAM Campus Manaus Centro assim como outros Campi promovem a verticalização da tecnologia, fomentando a inovação nos mais variados setores econômicos sociais, indo do setor primário ao setor de tecnologia industrial.

Hoje a estrutura do Campus conta com ginásio poliesportivo, bibliotecas inúmeras salas de aula assim como diversos laboratório de pesquisa das mais variadas áreas, além de contar com uma robusta força de trabalho altamente capacitada, com especialistas mestres e doutores, composta por técnicos administrativos, técnicos em assuntos educacionais e docentes, é o maior dentre os 17 Campi do IFAM hoje.

 

São 111 anos de história e muita luta, e que venham mais 111 anos de trajetória afinal resistência está no DNA dessa instituição.

Parabéns Campus Manaus Centro (Escola de Aprendizes e Artífices do Amazonas), (Escola Técnica federal de Manaus), (Escola Técnica Federal do Amazonas), (Centro Federal Tecnológico do Amazonas CEFET-AM) e (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM - Campus Manaus Centro).