Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas de Lábrea representam o IFAM em encontro nacional de computação

Alunas de Lábrea representam o IFAM em encontro nacional de computação

Evento reunirá instituições de todo o Brasil.
por Ana Paula Batista publicado: 07/05/2018 10h34 última modificação: 07/05/2018 10h42

Após vencer a concorrência de 151 projetos ligados à área de Computação, as alunas Kelren Rodrigues,  Emily Amorim e Nirlene Pereira, do 3º ano do curso Integrado de Informática do IFAM - Campus Lábrea representarão o Amazonas no XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação que acontecerá entre os dias 22 a 26 de julho, em Natal, Rio Grande Norte.

Orientadas pelo professor Fabiann Matthaus, o projeto intitulado “O uso da robótica educacional como ferramenta mediadora no processo de ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental em Lábrea-AM" foi aprovado durante o 5º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF) e após passar por esta fase, as alunas garantiram a participação no Congresso Nacional que selecionou apenas 18 projetos.

Segundo o orientador do projeto, o município de Lábrea, localizado no sul do Estado do Amazonas, carece de recursos tecnológicos em diversos campos. "É possível perceber que na área da educação, por exemplo, existem poucos materiais nas escolas para o aperfeiçoamento no ensino dos estudantes. Por isso, surgiu a ideia de um projeto capaz de proporcionar um ambiente diferente em sala de aula, utilizando a robótica educacional", disse o professor ao esperar que o projeto contribua como técnica de aprimoramento no ensino da matemática em todos os níveis de ensino.

O PROJETO

O projeto utilizou o kit educacional LEGO Mindstorms como alternativa para tornar o ensino da matemática dinâmico e motivador. Para isso, duas escolas foram selecionadas em Lábrea, sendo uma estadual e outra municipal, atuando do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O robô LEGO abordou temas de adição, subtração e multiplicação utilizando expressões numéricas, além da geometria básica (poliedros e corpos redondos). O experimento durou seis meses e teve a participação de 92 alunos. Além disso, os participantes puderam desenvolver habilidades essenciais na parte de programação da ferramenta, visualizando uma tarefa em um certo ambiente e assim fazendo associação entre a lógica do programa e o comportamento do robô.

PREMIAÇÃO

Em 2017, o projeto participou do  II Congresso de Ciência, Educação e Pesquisa Tecnológica (CONCEPT) no IFAM – Manaus Campus Centro e expôs a pesquisa na III Mostra Científica e Cultural, onde concorreu com outras instituições em Manaus conquistando o 1º lugar como melhor projeto científico do evento.

Sobre o evento

O XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação tem o objetivo de aproximar a comunidade brasileira de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de computação em torno do tema #ComputaçãoeSustentabilidade. O evento será organizado pelo Departamento de Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e conta com o apoio de Departamento de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O 5º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF) será realizado em conjunto com o XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação em Natal. Por isso, o ENCompIF tem por objetivo reunir professores e alunos de ensino médio dos Institutos Federais e outras instituições que ofereçam cursos técnicos em informática