Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do CMC retorna de intercâmbio no Canadá

Aluno do CMC retorna de intercâmbio no Canadá

Anderson Fonseca, do curso de tecnologia em Produção Publicitária, esteve nesta terça-feira (1°) no prédio da Reitoria do IFAM, para compartilhar a experiência e agradecer a oportunidade oferecida pelo Instituto.
por Vanessa Sena publicado: 02/09/2015 10h49 última modificação: 02/09/2015 10h49
Aluno Anderson Fonseca compartilha experiência do intercâmbio no Canadá

Neve, temperaturas abaixo de zero e roupas de frio não fazem mais parte da rotina do amazonense Anderson Fonseca, pelo menos por enquanto. Durante oito meses, o estudante do curso de tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Centro (IFAM/CMC), realizou intercâmbio em Courtenay, município localizado na província de British Columbia, na costa leste da Ilha de Vancouver, no Canadá. Na ocasião, desenvolveu atividades acadêmicas no North Island College - Comox Valley Campus (NIC).

Aluno Anderson Fonseca_Intercâmbio Canadá1

Os preparativos para ida de Fonseca ao Canadá iniciaram em julho de 2014, quando foi aprovado na seleção para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), que tem como objetivo favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Em dezembro do ano passado, o estudante embarcou para realizar o intercâmbio. Na época, o aluno deu uma pausa nos estudos no Brasil e encerrou o estágio no setor de comunicação do CMC, com a finalidade de aprimorar o currículo acadêmico na área publicitária.

De volta ao calor amazônico desde agosto deste ano, o ex-intercambista esteve nesta terça-feira (1°/09) no prédio da Reitoria do IFAM para compartilhar a experiência e agradecer a oportunidade oferecida pelo Instituto. “É muito difícil aparecer intercâmbio na minha área e, quando vi o edital do ELAP, me inscrevi imediatamente. Sempre com a ajuda da professora Ana Célia Said, da Diretoria de Relações Interinstitucionais, que foi fundamental em todo o processo de seleção”, recordou.

Aluno Anderson Fonseca_Intercâmbio Canadá

De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, há a pretensão de lançar um edital próprio para o Canadá, no próximo ano, além de expandir as possibilidades de intercâmbio para os campi do interior. “Queremos ampliar as possibilidades para que nossos alunos possam adquirir habilidades e competências com dimensões interculturais. O primeiro passo já foi dado com a seleção de alunos para Portugal que viajarão ainda neste mês, a partir de edital nosso”, destacou.

O IFAM já auxiliou diversos acadêmicos para intercâmbio nacional e internacional, com a finalidade de contribuir com a formação estudantil e com o crescimento pessoal e profissional, por meio de novas experiências, de trocas de conhecimento e da interação cultural.

Planos profissionais

Fonseca afirma que a infraestrutura da North Island College foi o principal diferencial para aprimorar o conhecimento. “A estrutura disponível para uso dos alunos durante as atividades é muito boa, tornando as aulas muito mais práticas”, disse, destacando o grande interesse por fotografia, áudio e vídeo, além da aplicação do que havia aprendido com os professores do IFAM. “Cada aluno recebia uma máquina fotográfica e tinha o estúdio disponível para desenvolver as atividades. Em produção gráfica, consegui colocar em prática tudo aquilo que eu aprendi no Instituto na mesma disciplina, como serigrafia, por exemplo”.

Aluno Anderson Fonseca_Intercâmbio Canadá4

O estudante retornou ao Brasil para colar grau e receber o diploma de graduação, entretanto tem planos para voltar ao Canadá no próximo ano. Nos meses finais do intercâmbio, o aluno teve a oportunidade de estagiar na Camp Qwanoes, onde fez parte do time de líderes conselheiros de mídia e divulgação e recebeu propostas para permanecer no país e dar continuidade ao trabalho que estava desenvolvendo. “O Canadá é um local de oportunidades e muito tranquilo para viver, com índices de violência baixíssimos. Além da oportunidade profissional que eu recebi, planejo retornar e continuar estudando e aprimorando técnicas de áudio, vídeo e fotografia”, comentou.