Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Parintins realizam visita técnica em Manaus

Notícias

Alunos do Campus Parintins realizam visita técnica em Manaus

Preparando para o futuro.
por Alan Santos de Albuquerque publicado: 11/12/2019 20h19 última modificação: 12/12/2019 19h26

A Reitoria do Ifam recebeu na última sexta-feira (06), 25 estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração do Ifam - Campus Parintins. Os alunos realizaram uma sequência de visitas técnicas junto a empresas do Polo Industrial de Manaus e a administradora de um shopping na cidade de Manaus. 

As empresas Harman da Amazônia, Amazon Refrigerantes Ltda, Administração do Manauara Shopping e a Reitoria do Ifam foram os locais escolhidos pelos coordenadores do projeto, para o compartilhamento de experiência com os alunos. 

Segundo a coordenadora do Curso Técnico Integrado em Administração, professora Rosangela Telma, “os estudantes ao ingressarem em um curso técnico, trazem muitas expectativas, principalmente na busca de uma oportunidade de trabalho e a visita técnica, vem complementar o ensino e aprendizagem, dando ao aluno a oportunidade de visualizar que aquilo que é ensinado em sala de aula, realmente é aplicado no campo de trabalho, isso é motivador e significativo para a aprendizagem deles”, relatou.

“Os gerentes das empresas foram muito atenciosos com os alunos. Tiveram um forte interesse em explicar aos estudantes do Ifam o funcionamento das suas empresas, proporcionando uma experiência rica”, disse o professor Elieder Farias. Além disso, “a ação de realizar uma visita técnica permite combater a evasão escolar, auxiliando para a permanência e êxito dos alunos. É evidente a alegria deles, em poder conhecer grandes empresas sediadas em Manaus”, destacou o professor. 

Para o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, mesmo diante das distâncias e dificuldades do transporte (a viagem de Parintins para Manaus durou 27h em um barco pelo Rio Amazonas) e para hospedagem (3 dias em Manaus), ações como essa são incentivadas no Instituto, devido aos comprovados resultados positivos, na área do ensino, permanência e êxito dos alunos. "Estamos aguardando a chegada, nesta semana ainda, de outras 3 turmas de Parintins, agora dos cursos de Meio Ambiente Subsequente, Administração Integrado e Informática Integrado", relatou o reitor do IFAM.

Entre os alunos de Parintins estava a estudante Cristianny Yasmin Israel de Araújo que, durante a visita para ampliar e aprofundar o seu conhecimento profissional, buscou interagir bastante com o reitor e a pró-reitora de Administração e Planejamento do IFAM, professora Josiane Faraco de Andrade Rocha, com questionamentos sobre como é a gestão do Instituto.

Segundo Yasmin, “a realização das visitas técnicas em Manaus, no meio do curso, ou seja, poder viajar de barco de Parintins a Manaus ainda no 2º ano e com meus colegas de sala, é um sonho sendo realizado. Aqui conhecemos grandes empresas de tecnologia como a  Harman da Amazônia, do grupo da Samsung, foi incrível! Ela é uma empresa maravilhosa para se trabalhar, que muito investe em seus funcionários, eu e meus colegas de sala estamos encantados com a administração deles. Tivemos uma rica experiência de observar e conversar com administradores, com um padrão de gestão altíssimo, que vai somar muito com aquilo que é ensinado no nosso Campus, em Parintins”, relatou a estudante.

Ensino e bem-estar

Poder visitar Manaus, também é uma oportunidade de conhecer pontos turístico da cidade. Segundo ainda Cristianny, “a realização das visitas técnicas é muito importante para o nosso currículo, mas conhecer novos lugares, em grupo, é muito bom, é engrandecedor, é  muita felicidade”. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, parque Senador Jefferson Peres, Feira da Banana, Feira da Manaus Moderna, Centro de Manaus e Ponta Negra, tudo isto em grupo, “isso é diferente, isso é motivante, foram muitos momentos de risadas, boas companhias, nossa viagem vai render muitos papos futuros. Assim, ninguém desiste do curso, todos ficam esperando poder vir para Manaus, para conhecer novos lugares incríveis e ter essa experiência, para muitos, viajar é algo novo, muitos nunca saíram de Parintins e poder visitar Manaus, com colegas de sala é algo maravilhoso! Quando voltarmos, quero compartilhar com todos esta alegria, sou muito grata ao Ifam, por ter proporcionado essa experiência, no nosso campus”, disse a estudante.

O IFAM agradece as empresas sediadas em Manaus, que colaboraram com as visitas e para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, permitindo a integração entre a teoria e prática. O IFAM acredita que a colaboração é mútua, pois o Instituto reforça o compromisso de cada vez mais oferecer profissionais responsáveis e qualificados, para atuação junto ao mercado de trabalho. 

 

Cursos técnicos integrados 

São aqueles cursos em que você faz o ensino médio junto com a formação técnica, ou seja, ao final do curso o aluno recebe uma dupla certificação. 


O Curso Técnico Integrado em Administração do IFAM

O Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio Forma Integrada do IFAM Campus Parintins pretende formar um profissional apto a aplicar seus conhecimentos práticos no mundo do trabalho, no que diz respeito às técnicas de produção Habilitado a desempenhar atividades de apoio e organização administrativa, operando informações gerenciais de pessoal e material de forma criativa, dinâmica e responsável no mundo do trabalho e na sociedade, devidamente credenciado pelo órgão regulador da profissão.  Ao final do curso o profissional Técnico em Administração deverá apresentar o seguinte perfil:

  • Possuir competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;

  • Ser capaz de buscar sua inserção no mundo do trabalho, assumindo um compromisso com o desenvolvimento regional sustentável;

  • Possuir formação humanística e de cultura geral integrada a formação técnica, tecnológica e científica;

  • Saber atuar com base em princípios éticos e de maneira sustentável;

  • Ser capaz de interagir e aprimorar seu conhecimento, convivendo democraticamente com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes.