Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aniversário do CMZL movimenta alunos e professores

Aniversário do CMZL movimenta alunos e professores

Ex-alunos, autoridades civis e militares estiveram prestigiando o evento nesta manhã
por Ana Paula Batista publicado: 20/04/2018 16h19 última modificação: 01/05/2018 21h45

Completando 77 anos de existência, o Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM/CMZL) realizou na manhã desta sexta-feira, 20 de abril, cerimônia comemorativa ao aniversário. A programação iniciou com a corrida pedestre nas adjacências do campus e seguiu com as homenagens aos servidores e personalidades da sociedade civil e militar que ao longo dos anos se tornaram parceiros nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

Na mesa de abertura estiveram presentes o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, o diretor-geral do CMZL, Aldenir Caetano, a pró-reitora de Ensino, Lívia Camurça, representando os ex-diretores, José Dantas, o CEO da Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr, representando o 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, Capitão Tenente Braga, representando a ALA-8 da Força Aérea Brasileira, Coronel Aviador, Marlio Considera Estebanez, o docente Denis Pereira da Silva e o discente Marcos Vinícius Gurgel.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco e o diretor-geral do CMZL, Aldenir Caetano ressaltaram a luta para consolidar a instituição e os desafios para proporcionar a educação profissional e tecnológica no Amazonas. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós do IFAM. Não é fácil manter o alto padrão de ensino há 77 anos, além disso, sem as Forças Armadas, por exemplo, seria quase impossível atingir comunidades indígenas localizadas no Alto Rio Negro. Vivemos diariamente com o desafio de transpor as barreiras, sejam elas logísticas, orçamentárias e até mesmo linguísticas e isso só acontece com o apoio e a dedicação de nossos servidores e, principalmente, de nossos parceiros”, disse ele ao revelar que o CMZL situa-se em uma área de 154 hectares em Manaus.

Atualmente morando em Brasília, o ex-diretor da Escola Agrotécnica Federal de Manaus, professor José Dantas, retorna todos os anos a Manaus para participar da festa. “É aqui que recarrego minhas baterias. Venho a festa de aniversário do campus todos os anos religiosamente”, disse ele ao ressaltar que desde 1964 o campus é dirigido por ex-alunos.

Um dos grandes parceiros do CMZL foi o jornalista Phelippe Daou que por anos apoiou as ações do campus dando visibilidade as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Durante seu discurso, o CEO da Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr, relembrou a dedicação do pai as causas do campo e reafirmou o compromisso de parceria com o CMZL.

Ex-aluno do campus, o Capitão- Tenente Braga, do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em um discurso emocionado destacou a importância dos alunos na história da instituição. “Vim de Codajás e aqui os professores me mostraram o caminho do bem e do profissionalismo. É importante ressaltar que a razão do campus existir são os alunos e vocês (alunos) têm a responsabilidade de manter a história e o padrão elevado”, disse ele.

Os atletas Rarisson Oliveira, Mateus Pacheco e Everton Vitor conquistaram o pódio na corrida comemorativa de 77 anos de aniversário do campus Manaus Zona Leste.