Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biodiversidade agrícola: campus Maués oferece aulas in loco

Notícias

Biodiversidade agrícola: campus Maués oferece aulas in loco

Visita aconteceu no Sítio Novo Horizonte, localizado no ramal da Safrita
por Ana Paula Batista publicado: 13/09/2016 16h54 última modificação: 13/09/2016 16h54

No último dia 27, alunos estagiários do campus Maués, do curso técnico em Meio Ambiente e bolsistas do Projeto Trilha Ecológica estiveram vistando o Sítio Novo Horizonte para conhecer a biodiversidade na produção agrícola. A visita foi coordenada pelo  Prof. MSc. Afrânio de Lima Carvalho .

Dos 13 hectares da propriedade, situada no ramal da Safrita, cinco são destinados ao plantio consorciado de guaraná com laranja, macaxeira intercalados com banana e jerimum. Além de espécies frutíferas como graviola, araçá-boi, açaí, goiaba, pupunha e outras frutas regionais.

Segundo o prof. Afrânio de Lima Carvalho, esse tipo de plantação consorciada refuta a forma tradicional da monocultura que ainda é uma prática corriqueira estabelecida na Amazônia. "O processo consorciado e sistemas agroflorestais, apesar de ser uma forma de cultivo alternativo fomentado por Instituições de pesquisas, de educação e gerenciais especializadas nos processos agroflorestais, ainda é timidamente executado pelos produtores agrícolas", disse Carvalho.

O sítio ainda possui uma área de oito hectares de floresta nativa, ou seja, de floresta preservada, com a presença de Ipê, Massaranduba, Louro, Breu Preto e Branco e, outras espécies que podem ser utilizadas em atividades relacionadas ao manejo florestal. O espaço neste sítio confere vantagens ecológicas, econômicas e sociais em relação aos sistemas de produção agrícolas tradicionais desenvolvidos na região.

Fotos: Afrânio de Lima Carvalho