Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Distrito Industrial torna-se polo EaD em Libras

Campus Distrito Industrial torna-se polo EaD em Libras

As inscrições acontecem até 04 de julho de 2016 pelo site da UFSC.
por Ana Paula Batista publicado: 16/06/2016 13h38 última modificação: 16/06/2016 17h10

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) por meio do campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será polo de apoio presencial no curso de Graduação em Letras/Libras na modalidade Educação a Distância.

No Brasil, os Institutos Federais do Amazonas do Ceará (IFCE) e de Minas Gerais (IFMG) também funcionarão como polo articuladores das atividades.

Serão ofertadas 60 vagas divididas entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado. Os candidatos interessados devem se inscrever até o dia 04 de julho de 2016 pelo site  www.libras2016.ufsc.br A prova será realizada dia 24 de julho de 2016 e a previsão de início das turmas é para o 2º semestre de 2016, seguindo calendário acadêmico da UFSC.

Os dois cursos irão contribuir na qualificação da educação de Surdos no Amazonas, tanto na formação de professores de Libras como de Tradutores Intérpretes, visto que a demanda vem crescendo em todo estado. O bacharelado Letras Libras é um curso inédito no Amazonas.

Segundo o professor José Carlos Ferreira Souza, a vantagem do curso EaD é a possibilidade de candidatos que residam no interior do estado ter acesso a esta qualificação. "Iremos atender o Decreto 5626/2005 que regulamenta a Lei 10.436/2002 e, principalmente, atender aqueles que moram no interior e não podem se deslocar para a capital. Vale ressaltar que nos municípios, a demanda de profissionais formados em Libras é ainda maior", disse ele que também atuará no curso.

Acesse o EDITAL AQUI

Veja o Edital em Libras

Formação do Profissional

Segundo a UFSC, o profissional formado em Licenciatura em Letras/Libras poderá lecionar como professor de libras como primeira língua para surdos nos ensinos fundamental e médio, ou como professor de libras como segunda língua para ouvintes desde o nível fundamental até o nível superior de ensino (em particular, nos cursos de licenciatura de todo o país, que agora passarão a oferecer aulas de libras, tal como previsto no Decreto nº 5626).

Além disso, o professor de libras poderá também atuar em instituições especializadas no ensino da libras, como por exemplo federações e associações de surdos. Já o profissional formado em Bacharelado em Letras Libras poderá atuar como intérprete em salas de aula, em reuniões e conferências, na tradução de textos técnicos e literários e na revisão e preparação de textos.

registrado em: , , ,