Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Tabatinga promove curso de extensão para professores da rede municipal de ensino

Notícias

Campus Tabatinga promove curso de extensão para professores da rede municipal de ensino

Curso de extensão levou o tema “Ciência lúdica na tríplice fronteira” a 30 profissionais de educação
por publicado: 04/09/2017 08h29 última modificação: 04/09/2017 08h29

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, 30 profissionais de educação da rede municipal de ensino do município de Tabatinga, localizado na fronteira do Brasil com Peru e Colômbia, participaram do curso de extensão “Ciência lúdica na tríplice fronteira”.

A iniciativa é uma ação do projeto PIBEX “O uso de ferramentas lúdicas para o ensino de ciências naturais e suas tecnologias”, sob a coordenação da professora Ma. Roberta Silva de Souza Santana e do Psicólogo Esp. Rui André Ribeiro, que traz como principal objetivo promover junto aos docentes o desenvolvimento e aplicação de estratégias e ferramentas lúdicas para o ensino, em suas áreas de atuação, com intuito de facilitar a relação professor-aluno e promover o envolvimento dos discentes, criando a possibilidade de aprendizado significativo, com o uso de metodologias que fomentam competências como o trabalho em equipe, a competitividade, o engajamento e a fixação dos conteúdos estudados.

O projeto de extensão é a continuidade de um projeto de iniciação científica iniciado em 2015, intitulado “Quimicando” que traz como proposta principal o desenvolvimento e uso de estratégias lúdicas para o ensino de Química junto aos discentes dos cursos técnicos nas modalidades de ensino integrado e subsequente do campus Tabatinga, coordenado pela Profa. Roberta Santana e pelo Psicólogo Rui André.

Participaram da equipe de planejamento e execução da ação os docentes: Professor Dr. Maurício Papa de Arruda, Professora Esp. Lilian Aparecida dos Santos das Mercês Melo, além dos discentes: Ana Gabriele, Gabrielle Victória, Helena Moura, Mariani Marques, Nataniel Marin (Egresso), Paula Caldas, Rafaela Barbosa e Silas Muraiare.

De acordo com a profa. Roberta, coordenadora do evento, o objetivo do projeto foi proporcionar o compartilhamento de atividades lúdicas utilizadas no IFAM Campus Tabatinga com profissionais de educação do município. “A participação de diretores e apoio pedagógico no curso, indica a possibilidade de um despertamento para que se estabeleçam políticas educacionais que apontam para práticas ludopedagógicas. Dessa forma somando-se aos esforços individuais dos docentes, construindo a sinergia entre direção, coordenação e docência.”
Na fala dos discentes participantes do projeto foi possível observar o entusiasmo com o despertar para o uso de novas estratégias de ensino que, em suas perspectivas de entendimento, favorecem o aprendizado. Todos se mostraram muito gratificados por participarem do planejamento e execução do curso de extensão para professores do município.

A Professora Lílian Melo destaca a contribuição do projeto para a educação do munícipio. “Na minha opinião, o projeto de extensão foi de grande valia, pois retornou à sociedade em formato de capacitação aos profissionais de educação do município e proporcionou a multiplicação de ideias e ações inovadoras”.

O Psicólogo Rui André, coorientador dos projetos, destaca a proatividade dos profissionais da educação que participaram do curso de extensão, em relação às propostas de discussões e atividades realizadas dentro da capacitação. “Foi excelente a participação ativa de todos, demonstra interesse genuíno e nos remete à expectativa de ter sido um aprendizado significativo com potencial de promover o fomento à utilização de estratégias lúdicas de ensino nas salas de aula do município”.

Para o Professor Dr. Maurício Papa de Arruda, o interesse dos docentes pelo curso enaltece a importância da prática ludopedagógicas como facilitadora no processo ensino aprendizado. “Essas atividades promovem estímulos, sociabilização, ações e motivação na sala de aula. Nesse contexto, a prática lúdica converte-se em uma ferramenta com finalidades que vão além dos aspectos cognitivos”.

Alguns profissionais de educação que participaram do curso de extensão expuseram suas percepções e sentimentos acerca da experiência. Segundo o professor de Ciências da Escola Ambrósio Bermeguy, Wagner Rodrigues Fonseca, “o curso foi satisfatório, pois para mim, teve como função fomentar novas ideias através das atividades lúdicas que configuram estratégias para o aprendizado dos conteúdos estudados”.

A equipe organizadora do projeto demonstrou grande satisfação com a realização das ações propostas e ressaltou o envolvimento do grupo e a importância das parcerias que viabilizaram o planejamento e execução do projeto, tais como a PROEX que cumpre com seu papel de fomento às ações de extensão, a INFRAERO que cedeu o auditório e proporcionou local de fácil acesso para realização do evento, a SEMED que articulou junto às instituições de ensino do Município para que os profissionais de educação pudessem participar da capacitação e a Direção Geral do campus que possibilitou a aproximação e parceria com a SEMED.

registrado em: ,