Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Tabatinga realiza mutirão de boas-vindas a alunos

Campus Tabatinga realiza mutirão de boas-vindas a alunos

Ação ocorreu no dia 20 de fevereiro e reuniu alunos do curso técnico em Agropecuária.
por Vanessa Sena publicado: 06/03/2017 09h21 última modificação: 08/03/2017 07h50

Alunos do curso técnico em Agropecuária - modalidade integrado e subsequente - participaram de um mutirão de boas-vindas realizado pelo Campus Tabatinga. A ação ocorreu no dia 20 de fevereiro.

A atividade foi planejada pela coordenadora do curso de Agropecuária, professora Fernanda Amarante, junto com o professor Jandêrson Garcez e docentes do curso e da Coordenação de Engenharia e Produção (CEP).De acordo com Amarante, o mutirão serviu para auxiliar na reativação de alguns setores que estavam inativados pelas férias e também a manutenção dos ativos. “Realizamos atividades de piscicultura, avicultura, citricultura e manejo de canteiros”, disse.

Setor de piscicultura

Segundo o professor Rafael Carnaúba, o mutirão foi realizado pela primeira vez e A Unidade Educacional de Produção de Piscicultura é o mais novo espaço do Campus Tabatinga, com a finalidade de fortalecer o ensino e a pesquisa, através da realização de aulas práticas e experimentos, que contemplam os cursos técnicos em Agropecuária e Recursos Pesqueiros. “Atualmente, temos 16 tanques e estamos trabalhando com espécies de tambaqui, matrinxã e curimatã. No momento, nosso objetivo é demonstrar aos alunos como funciona o manejo de peixes”, disse.

Conforme explica Garcez, o novo espaço foi implantado pelo campus em parceria com o projeto ‘Formação e fortalecimento da cadeia produtiva da pesca e aquicultura na mesorregião do Alto Solimões – Pró Pesca & Aquicultura’. “A unidade possui 16 viveiros semi-escavados, quatro possuem 10m X 20m e os outros doze apresentam 6 m X 3m. Com capacidade de produção de 10 mil alevinos. Há um projeto para iniciar estudos sobre o cultivo de surubim”, ressalta.

A produção terá a finalidade de seleção de reprodutores e matrizes, os não selecionados serão utilizados nas práticas das disciplinas de agroindústria, processamento e beneficiamento do pescado. A estrutura conta com parceria das prefeituras dos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, e com a Associação dos Piscicultores locais, atuando também como unidade de extensão para demonstração de métodos.