Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM é o primeiro da região Norte em ranking da CBBI

Notícias

IFAM é o primeiro da região Norte em ranking da CBBI

Estudo foi realizado pela Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
publicado: 04/08/2017 08h57 última modificação: 04/08/2017 08h57

O Grupo de Trabalho (GT 01) “Portal de Periódicos Capes” da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CBBI) realizou uma coleta de dados de acesso da Rede Federal ao portal de periódicos e estabeleceu um ranking entre as instituições que compõe a REPECT. Neste ranking o IFAM ficou no 22º lugar, sendo o primeiro da região Norte.

Esse ranking considerou o acesso de janeiro de 2014 a dezembro 2016, última atualização disponibilizada no Geo Capes. A CAPES considera como acesso todas as pesquisas feitas via link IP e rede Café de usuários cadastrados pelas Instituições, sendo considerado acesso de texto completo. 

A REPCT possui 41 instituições, considerando os Institutos Federais, CEFETs, Escolas Técnicas, Universidades tecnológicas e o Colégio Pedro II, em cada estado. Em 2016 o IFAM realizou 15.808 acessos, totalizando um aumento de 17% em relação a 2015 que foi de 13.479 acessos.

Em março de 2017, as bibliotecas que fazem parte do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI/IFAM), promoveram a capacitação do Portal Periódicos e das Bases de dados da Elsevier disponíveis na CAPES, via videoconferência.

O IFAM disponibiliza 178 coleções das mais diversas áreas do conhecimento. Todas elas estão disponíveis para acesso diretamente pelo Portal de Periódicos da CAPES. Os conteúdos têm seu acesso restrito a usuários logados com o IP IFAM, procure a biblioteca do seu Campus para mais informações.

Acesse o Portal de Periódicos: http://www.periodicos.capes.gov.br

Conheça o GEO-Capes: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes