Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM inicia etapa local dos Jogos das Instituições Federais

IFAM inicia etapa local dos Jogos das Instituições Federais

por publicado: 23/09/2022 10h53 última modificação: 23/09/2022 10h53

Após dois anos sem competições presenciais em razão da pandemia da Covid-19, os Jogos do Instituto Federal do Amazonas (JIFAM 2022) retornaram nesta quinta-feira (22). As disputas esportivas ocorrem até o próximo domingo (25) e fazem parte da etapa estadual dos Jogos das Instituições Federais (JIF).

Como parte da programação, a cerimônia de abertura do JIFAM 2022 ocorreu na noite de ontem, no Campus Manaus Centro (IFAM-CMC), com a participação das delegações de 14 campi (Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé).

A presidente da comissão organizadora do JIFAM 2022, professora Avânia Maria Cordeiro de Araújo, destacou a importância do retorno das competições. “O JIFAM vai além das disputas esportivas, pois é um momento de interação entre os campi que possuem realidades diferentes. É uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências entre nossos estudantes por meio da disciplina, educação e cultura”, disse.

O reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, relembrou os dois anos sem competições em Manaus. “Ficamos dois anos sem as disputas presenciais. Hoje é um momento de felicidade e alegria em poder receber as delegações aqui na capital. O JIFAM, além das competições esportivas, é um momento de confraternização entre os estudantes”, afirmou.

Ainda durante a solenidade de abertura, o juramento dos jogos foi realizado pela aluna Sabrina da Cruz Gordiano, atleta da modalidade natação e estudante do IFAM-CMC. Em seguida, os estudantes Maria Tovar (atletismo), do Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), e o aluno Caio Arcos (natação), do Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI) participaram da condução da tocha e acendimento da pira olímpica.

Participando pela primeira vez do JIFAM 2022, o estudante-atleta Caio Arcos afirmou estar animado para iniciar as disputas de natação. “Estou feliz em representar meu campus e compartilhar esse momento com meus amigos. Espero vencer e representar o IFAM na etapa nacional”, disse o aluno que é vice-campeão brasileiro nos 50 e 200 metros costas em 2022.

Nesta edição, participam 442 estudantes que disputam nove modalidades esportivas (atletismo, futebol, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, xadrez, voleibol e vôlei de praia), nas categorias feminino e masculino. As competições ocorrem no IFAM-CMC e no IFAM-CMZL.

Sobre o JIFAM

O JIFAM tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo, social e cultural entre os alunos participantes, bem como, fomentar a prática desportiva e a valorização do trabalho dos professores do IFAM, demonstrando o esporte como instrumento de ensino e aprendizagem.

Os Jogos são uma promoção da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN/IFAM), em conjunto com os diretores gerais dos campi. O evento é organizado anualmente por uma equipe de diversos profissionais que compõem o quadro de servidores do Instituto, como professores (educação física e de outras áreas de conhecimento) e técnicos-administrativos (psicólogos, assistentes sociais e pedagogos).

Etapa nacional - JIF

Os campeões no JIFAM avançam para a etapa nacional do JIF, prevista para ocorrer nos dias 28 de novembro a 02 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP), e envolve a participação de atletas de todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O Campus São José do Rio Preto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) será a sede da retomada dos jogos presenciais com as modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia.