Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM lança cartilha contra o abuso e assédio sexual

IFAM lança cartilha contra o abuso e assédio sexual

Atividade aconteceu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
por Ana Paula Batista publicado: 18/05/2017 19h54 última modificação: 18/05/2017 19h54

A culpa nunca é da vítima. É com esse slogan que o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, lançou nesta quinta-feira, 18 de maio, a campanha contra o abuso e assédio sexual no ambiente escolar e de trabalho. A atividade aconteceu no auditório Jorge Alberto Furtado, no Campus Manaus Centro (CMC), com a presença dos pró-reitores de Ensino (PROEN), Antonio Ribeiro da Costa Neto e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto, além da diretora geral do CMC, Stela Nunes de Melo, representando o diretor do CMZL, Francisca Moraes de Lima e o ouvidor sistêmico, Reginaldo da Conceição.

Uma comissão foi constituída e capitaneada pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN) com apoio das psicólogas, pedagogas e assistentes sociais da Reitoria. "O resultado foi a elaboração de uma cartilha que tem como objetivo trazer ao ambiente dos campi, um momento de reflexão sobre o assunto e, principalmente, evitar que práticas abusivas aconteçam sem que os culpados sejam punidos", disse o pró-reitor Antonio Neto. A pedagoga Clisivânia Duarte falou brevemente sobre o conteúdo da cartilha e destacou que os jovens devem ser protagonistas de sua própria história.

PROTAGONISMO JUVENIL

O grupo de dança "That Power" do Campus Manaus Zona Leste deu show logo na abertura e agitou os presentes com uma performance que gerou convites para outras apresentações no instituto.

O aluno André Henrique, do Campus Manaus Zona Leste, bastante emocionado deu vida ao "monólogo do abuso", texto que retrata o medo, a vergonha e a impotência que uma criança ou adolescente sente quando é abusado ou violentado sexualmente.

COMBATE É O CAMINHO

O reitor, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou a responsabilidade da instituição no zelo com os alunos e servidores e deixou claro que a gestão jamais irá tolerar qualquer forma de violência. "Não compactuamos com nenhum caso de abuso ou assédio sexual. Aquele que for vítima desse ato violento deve procurar denunciar nos campi, por meio de nossa equipe multiprofissional ou fazê-la anonimamente pelo e-mail da Ouvidoria. Estamos prontos para agir, coibir e punir os responsáveis. Queremos que nossos alunos sintam-se empoderados para denunciar e a instituição prontamente irá agir. Lembrando que o sigilo sempre será garantido", disse Castelo Branco.

O Campus Manaus Zona Leste informou a parceria com a 4ª Companhia Interativa Comunitária (4ª CICOM) que tem apoiado as ações do campus. O Campus Manaus Centro assim como os outros 14 campi do IFAM estão com uma intensa programação para refletir e debater o tema entre alunos e servidores, por meio de manifestações artísticas, culturais e palestras educativas.

A ética foi um ponto destacado pelo pró-reitor José Pinheiro que relembrou os tempos de estudante e as lições aprendidas com a atual diretora do CMC. "A Stela me marcou muito nos ensinando sobre sermos éticos. É nosso dever impedir que este tipo de violência aconteça. Só assim conseguiremos mudar a realidade da nossa sociedade", disse ele.

PALESTRA

A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) zona Centro-Sul, Cassandra Lemos, que explicou aos alunos dos campi Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial e Manaus Zona Leste as diferenças entre assédio sexual e paquera, como funciona a rede de proteção no estado, além de deixar claro que NÃO é NÃO, fazendo uso de vídeos didáticos para abordar o tema.

Confira a palestra clicando AQUI

CARTILHA ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

Os interessados podem fazer gratuitamente o download do material clicando AQUI

COMO DENUNCIAR?

Segundo o ouvidor sistêmico, Reginaldo da Conceição, as denúncias podem ser feitas anonimamente pelos canais da Ouvidoria no seu campus ou pelo e-mail denuncia.assedio@ifam.edu.br. O sigilo é garantido.

ATO PÚBLICO

Durante a tarde, servidores do IFAM estiveram participando do ato público alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu na Praça do Congresso, Centro, sob o slogan "Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual" e reuniu diversas instituições públicas ligadas à criança e ao adolescente.

Os participantes se manifestaram com faixas, banners, além de grupos de música, de teatro e intervenções artísticas.

ACESSE A CARTILHA CONTRA O ABUSO E ASSÉDIO SEXUAL