Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM obtém nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC e INEP

IFAM obtém nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC e INEP

por publicado: 30/03/2023 11h55 última modificação: 30/03/2023 15h57

Temos uma ótima notícia para o Amazonas! Pela primeira vez na história, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) conquistou a nota 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC), tornando-se uma das instituições com melhor desempenho no Estado.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na última terça-feira (28), o (IGC) referente a 2021. Com 06 cursos avaliados, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) obteve conceito 4, sendo cinco a nota máxima.

Ao todo, os resultados foram calculados para 2.012 instituições (públicas e privadas). No âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram avaliados 41 institutos federais, sendo 18 instituições com nota 4, e 23 com nota 3.

De acordo com informações do Inep, para chegar ao IGC, levam-se em conta os seguintes aspectos: média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) - indicador de qualidade dos cursos de graduação, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Dados do IFAM

Com o resultado publicado nesta semana, o IFAM alcançou uma nota maior. Em 2019, o Instituto obteve nota 3. Segundo o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a melhoria no conceito da instituição é o resultado do esforço dos servidores que com comprometimento e dedicação promovem o ensino público de qualidade. “Seguimos com a nossa visão institucional para consolidar o IFAM como referência nacional em educação, ciência e tecnologia. É fundamental que essa conquista seja divulgada, é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de todos os servidores e para que mais pessoas conheçam o Instituto e a qualidade do ensino oferecido pela instituição”, disse.

Para o índice que foi divulgado nesta semana, os cursos de graduação do IFAM que contribuíram para o IGC 2021 foram os que passaram por avaliação no último triênio. Os cursos são: Tecnologia em Logística; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Química; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Física (presencial); Licenciatura em Física (EaD); Bacharelado em Engenharia Civil; Bacharelado em Engenharia Mecânica; Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação e Bacharelado em Medicina Veterinária.