Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM realiza ação social na Aldeia Indígena Moyray

IFAM realiza ação social na Aldeia Indígena Moyray

Foram realizadas atividades para implantação da biblioteca comunitária da Aldeia. Alunos e servidores participaram da ação
por Milton Barros publicado: 05/12/2016 15h16 última modificação: 05/12/2016 15h42

O IFAM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realizou uma ação social na Aldeia Indígena Moyray, na área rural de Autazes (AM), na sexta-feira passada, 2 de dezembro. A ação contou com atividades voltadas para o projeto da Biblioteca Comunitária da Aldeia. As oficinas realizadas tinham com objetivo capacitar a comunidade em diversos temas voltados ao desenvolvimento sustentável.

A oficina do projeto 'Tons da Terra', coordenado pela Profª Fernanda Villani e o Prof. Gyovanni Ribeiro do Campus Manaus Centro, ajudou os comunitários a desenvolver tinta ecológica que pintará a biblioteca e realizou uma atividade de pintura com as crianças da Aldeia. Coordenado pelo Prof. Abraão Silva do campus Presidente Figueiredo,  a oficina de reutilização de garrafas para confecção de puffs ensinou os comunitários a aproveitar garrafas PET para fabricação de pufs e filtro de água.

Oficina do projeto 'Tons da Terra'

Atividade de pintura com as crianças da Aldeia

Pintura da futura instalação da biblioteca comunitária

Oficina de reutilização de garrafas PET

Puffs de garrafas PET para biblioteca

A oficina do cantinho da leitura foi desenvolvida pelas servidores da Reitoria, Antônia Braga e Julmara Paredes, e ensinou como deverá ser montado o cantinho dentro da biblioteca e a oficina de costura, coordenado pela prof. Maria Etelvina Leão, proporcionou o aprendizado de pequenos reparos em roupas e como confeccionar capas para almofadas.

A atividade foi uma ação conjunta da Reitoria e dos campi Manaus Centro, Manaus Zona Leste e Presidente Figueiredo com apoio da FAEPI.

Alunos e servidores do IFAM envolvidos na ação social

Oficina "Cantinho da Leitura"

Customização de pregadores com retalhos

Oficina de costura

Projeto Biblioteca Comunitária da Aldeia Indígena Moyray

O projeto visa democratizar o acesso à leitura e as informações por meio da implantação de uma biblioteca na Comunidade indígena Moyray, composta basicamente por índios da Etnia Mura. Os mobiliários da biblioteca serão construídos com materiais recicláveis visando o cuidado com o meio ambiente.

No dia 12/12, servidores do Campus Manaus Zona Leste e da Reitoria capacitarão os comunitários quanto ao manuseio e conservação do acervo da biblioteca. A data de inauguração do espaço ainda não definida e será divulgada em breve.