Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS REALIZA PROCESSO SELETIVO JUNTO AOS POVOS INDÍGENAS DO MÉDIO E ALTO RIO NEGRO, COM APOIO DO EXÉRCITO

Notícias

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS REALIZA PROCESSO SELETIVO JUNTO AOS POVOS INDÍGENAS DO MÉDIO E ALTO RIO NEGRO, COM APOIO DO EXÉRCITO

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS REALIZA PROCESSO SELETIVO JUNTO AOS POVOS INDÍGENAS DO MÉDIO E ALTO RIO NEGRO, COM APOIO DO EXÉRCITO

Em atenção às demandas regionais dos povos indígenas, IFAM realiza processo seletivo diferenciado no território Etnoeducacional do rio Negro, facultando o uso de línguas autóctones.
publicado: 04/12/2018 15h54 última modificação: 04/12/2018 15h54

A passagem do mês de novembro para dezembro de 2018 foi marcada por intensa dedicação e esforços dos servidores do IFAM, Campus São Gabriel da Cachoeira. Motivados e impulsionados pela importância do cumprimento da missão institucional, frente às demandas das comunidades indígenas da região do Médio e Alto rio Negro, professores e técnicos administrativos do Campus São Gabriel mobilizaram-se para a realização do Processo Seletivo Discente (PSD/2018-19).

Essa ação contou com o apoio da grande parceria que a Direção da Unidade do IFAM, na região do rio Negro tem com o Exército Brasileiro, através da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, que disponibilizou sua equipe de condutores militares, bem como toda a estrutura logística que utiliza em sua missão de vigilância e proteção da Amazônica. Para que o processo seletivo ocorresse, foram utilizadas voadeiras (botes, movidos por motores de popa), lanchas e aeronaves, estas utilizadas apenas em comunidades de difícil acesso.

Neste processo seletivo de 2018/19, os candidatos indígenas das diversas etnias da região, alcançada pela atividade avaliativa puderam fazer a prova de redação em na Língua Portuguesa e em quatro línguas indígenas co-oficializadas: Baniwa, Yanomami, Nheengatu e Tukano. Trata-se de uma ação inclusiva, que leva em conta, dentre outros aspectos, a valorização das línguas indígenas faladas pelos povos originários dessa região em que o IFAM se faz presente.  

A Reitoria do IFAM, apoiou esta ação e por sua vez, autorizou e assumiu o compromisso com os custos financeiros da realização das atividades, num total de R$ 38.500,50 (trinta e oito mil, quinhentos reais e cinquenta centavos). O empenho pessoal do Reitor foi decisivo, para que o processo fosse realizado de forma ampla e diferenciada, respeitando-se as particularidades regionais, no tocante às demandas e localização das comunidades indígenas, no âmbito da região de abrangência do território etnoeducacional do rio Negro, que alcança os municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do rio Negro. Todo o PSD/2018-19 foi realizado entre os dias 25 a 30 de novembro deste ano. 

A correção das provas serão realizadas por uma Câmara de Correção multilíngue, em atenção às diversas línguas indígenas e à língua portuguesa, utilizadas no processo de construção textual proposto. O processo de correção de provas levará, aproximadamente, oito dias para sua conclusão.

É o IFAM mais uma vez inovando e vencendo barreiras em nome do Ensino Tecnológico de qualidade.