Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas possibilidades para estudantes, servidores e pesquisadores do IFAM.

Notícias

Novas possibilidades para estudantes, servidores e pesquisadores do IFAM.

Novas possibilidades para estudantes, servidores e pesquisadores do IFAM.

Novas possibilidades para estudantes, servidores e pesquisadores do IFAM.
por publicado: 14/10/2021 14h05 última modificação: 15/10/2021 14h21

Reitor do IFAM professor Jaime Cavalcante Alves esteve em visita ao Instituto Politécnico do Porto em Portugal  (IPP) onde reafirmou a parceria  entre as instituições.

O IFAM e o Instituto  Politécnico do Porto tem um acordo de cooperação que possibilita aos alunos servidores e pesquisadores a possibilidade de intercâmbio entre as instituições.

Os alunos podem realizar projetos em conjunto com os alunos e pesquisadores do IPP em cursos voltados para as áreas da Indústria e Engenharias.

Segundo o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves " a essa parceria é uma grande conquista não só para alunos e servidores mas sobretudo para os pesquisadores do IFAM pois possibilita o fortalecimento da pesquisa no instituto e na região do amazonas, é imprescindível fortalecer e proporcionar aos nossos pesquisadores ferramentas e condições adequadas para a realização de suas atividades, um grande exemplo desse potencial que temos na área da pesquisa são nossos pesquisadores que foram mencionados em um publicação de peso internacional são eles Sayane Marlla Silva Leite Montenegro, Valdely Kinupp, Jackson Pantoja Lima e José Anglada Rivera, isso nos motiva a procurar novos possibilidades de expansão da educação e do conhecimento. 

Sobre o IPP

Fundada em 1852 a Escola Industrial do Porto, mais tarde designada por Instituto Industrial e Comercial do Porto. Em 1918 o Instituto Industrial e o Instituto Comercial separam-se formalmente. As designações, tal como as conhecemos atualmente, só acontecem passado 60 anos. 

Em 1975 o Instituto Industrial do Porto altera a designação para Instituto Superior de Engenharia do Porto integrando o ensino universitário, e em 76 o mesmo acontece com o Instituto Comercial: altera a designação para Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e integra o ensino universitário. 

Em 1985 é fundado o Instituto Politécnico do Porto integrando inicialmente as recém criadas Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Música. Esta última ganhou, em 1994, a designação Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo com o objetivo de integrar outras formas de arte além da música.  

Em 1988 dá-se a integração do Instituto de Superior de Contabilidade e Administração do Porto  e do Instituto Superior de Engenharia do Porto, institutos que passaram para o subsistema politécnico. Dois anos depois, em 1990 é o ano da criação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão em dois pólos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Só em 2001 se dá a junção desta Escola num único e novo pólo, na fronteira entre os concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Em 1999 dá-se a criação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e em 2004 a integração da Escola Superior de Saúde. Em 2016, como consequência do reposicionamento estratégico da instituição, a ESEIG é extinta e o Campus 2 passa a albergar a Escola Superior de Media Artes e Design e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo.  

São oito Escolas distribuídas por três campi, onde diariamente estudam, investigam, ensinam e inovam milhares de pessoas.