Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores visitam empresa de sucesso incubada pela AYTY

Servidores visitam empresa de sucesso incubada pela AYTY

Visita contou com representantes de três campi do interior que implantarão incubadora
por Milton Barros publicado: 01/04/2016 14h27 última modificação: 01/04/2016 15h54

Nesta quinta-feira (31), a Pró-Reitora de Extensão, Professora Sandra Magni Darwich, a gestora sistêmica da AYTY, Maria Goretti de Araújo, e três servidores que implantarão a incubadora nos campi Coari, Lábrea e São Gabriel da Cachoeira, visitaram a sede da empresa Interactive Mobile Tecnologia e Inovação, uma das maiores empresas incubadas pelo IFAM, com objetivo de conhecer um caso de sucesso da AYTY (Incubadora de empresas do Instituto Federal do Amazonas).

A Interactive é uma empresa de tecnologia desenvolvida para criar soluções personalizadas em desenvolvimento de aplicativos e softwares para empresas e órgãos públicos. De acordo com a Professora Maria Goretti "a AYTY dá todo o suporte necessário para o desenvolvimento da empresa, mostramos todos os caminhos. A AYTY auxiliou a Interactive desde consultoria financeira, de gestão, recursos de passagens para viagem até acompanhamento em reuniões com empresas", afirmou a gestora sistêmica da AYTY.

Para o empreendedor e  dono da empresa, Ronaldo Fonseca, não faltou motivação para concretizar o seu negócio. "Cheguei sozinho na AYTY, tive muita paciência, acreditei e tive que fazer muitas pessoas acreditarem no meu sonho. Ao longo do tempo, focamos em produtos inovadores e nos preocupamos em fazer produtos totalmente novos para o mercado. Contamos sempre com o apoio da incubadora, isso foi fundamental no início do processo, o nome do IFAM é muito forte na região e já abriu muitas portas para nós. Hoje temos uma prospecção de crescimento e já temos condições de contratar consultoria.” Atualmente a empresa conta com um prédio estruturado, 31 funcionários, contratos com empresas como Grupo Simões e Samsung e parceria com a Google Developer Group. A empresa desenvolveu o jogo "Amazon the eldorado" com tecnologia de Realidade Virtual, apresentado na Feira Internacional da Amazônia em 2015.

Para a Pró-Reitoria de Extensão, Professora Sandra Magni Darwich, a finalidade da visita foi verificar a realidade atual e as realizações concretas de uma empresa incubada pelo IFAM. "É uma grande satisfação saber que entre os funcionários podemos encontrar ex-alunos do Instituto e que a empresa procura outras maneiras de estar ligada com o IFAM com possibilidades de cursos de extensão ou programa de estágio para nossos alunos."

Incubadora no Interior

Encerrando o estágio para implantar a incubadora em seus campi, os servidores Jackson Mitoso, do campus Coari, Simone Silva, campus São Gabriel da Cachoeira, e José Falcão, campus Lábrea, viram na empresa um modelo de sucesso. "Nós analisamos todo o passo a passo de uma empresa incubada, e como a incubadora, aqui no caso a AYTY sistêmica, colabora. Começamos o treinamento ano passado e estamos agora na etapa do estágio, essa semana, além da visita na Interactive, visitamos a AYTY do campus Manaus Centro e Zona Leste. Na semana que vem vamos concluir nosso treinamento com o curso de CERN 1 e 2, a certificação para as incubadoras. Assim, estaremos prontos, capacitados e certificados para implantar a AYTY nos campi, considerando as especificidades de cada região". Destacou a servidora Simone Silva.

Sobre a AYTY

Uma das primeiras do Amazonas, a Incubadora de Empresas do IFAM (AYTY) foi fundada em 2003 e atualmente está vinculada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Oferece às empresas apoiadas, serviços compartilhados de infraestrutura física e logística, tais como: espaço físico para instalação dos escritórios das empresas; com ponto telefônico e internet; sala de reuniões; recepção e serviços especializados de apoio para elaboração do plano de negócios das empresas e consultorias especializadas tais como: gestão empresarial, finanças, planejamento, contabilidade, jurídica etc.

registrado em: , ,