Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto "Lixeira Ecológica Cultural" desenvolve educação ambiental e social em Lábrea

O projeto de Extensão foi desenvolvido na Comunidade Terra Solidária, em Lábrea
por publicado: 21/11/2016 12h56 última modificação: 24/11/2016 09h44

O Projeto de extensão "Lixeira Ecológica Cultural" foi desenvolvido pelo IFAM campus Lábrea com objetivo de desenvolver educação ambiental e social e ações para mudar os hábitos da população labrense em relação à separação e ao depósito irregular de lixo nas ruas, calçadas, praças, terrenos, rios e córregos do município por meio da reutilização da madeira e na confecção de lixeiras ecológicas.

O projeto surgiu da necessidade de reaproveitar os restos de madeiras descartados pelas madeireiras e marcenarias e de madeiras apreendidas do comércio ilegal e reaproveita-los e transformá-los em lixeiras, com base no conceito ambiental dos 3 R’s: Recicle, Reutilize e Reduza. Além de ter a função primária (local correto de descarte de lixo), as lixeiras tem função de consciência social expressa através da arte do Grafite.

As lixeiras foram grafitadas onde os estudantes expressaram uma crítica nos diferentes âmbitos: educação, politica, religião, meio ambiente entre outros. Para aquisição da matéria prima foi realizado uma parceria com a associação do Polo Madereiro incentivando a adoção de matéria prima (sobra de madeiras) para a confecção das mesmas. O projeto piloto foi desenvolvido na Comunidade Terra Solidária que fica localizada no bairro da Fonte onde foi instalado na primeira fase 30 lixeiras.

Foi realizado um estudo com 50 famílias escolhidas aleatoriamente para verificar quais os hábitos das pessoas em relação ao descarte e o reaproveitamento dos resíduos sólidos.  Foi realizado um acompanhamento com as famílias por meio de visitas nas casas e rodas de conversas na própria comunidade. Os resultados e os produtos foram exposto na Semana de Extensão do IFAM Campus Lábrea.

O projeto foi desenvolvido pelo Professor Arquimar Barbosa de Oliveira e Professor Manoel Galdino e os alunos Sebastião do Nascimento e Paulo Pessoa.

Pintura das lixeiras ecológicas sob a coordenação do professor de Artes Manoel Galdino

Alunos Grafitando as lixeiras ecológicas

Confecção das lixeiras

Instalação das lixeiras na comunidade