Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Político-Pedagógico Institucional e os desafios de sua reformulação nos Institutos Federais é o tema do EFRA 2024-2

A abertura do encontro ocorreu na manhã da última sexta-feira (27), no formato híbrido, com transmissão pelo canal do IFAM no Youtube.
por publicado: 29/09/2024 21h35 última modificação: 29/09/2024 21h38

Em formato híbrido, teve início na manhã da última sexta-feira (27) a 9ª edição do Encontro de Formação Pedagógica para Retorno Acadêmico do IFAM (IX EFRA 2024-2). A abertura da programação presencial foi realizada no auditório do projeto Aranoá, localizado no Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), com transmissão ao vivo pelo Canal TV IFAM no Youtube.

O EFRA 2024-2 considerou o retorno das atividades após o período do estado de greve dos servidores federais da educação ocorrido no primeiro semestre de 2024, tendo como tema ‘As dimensões do Projeto Político Pedagógico Institucional e os desafios de sua reformulação nos Institutos Federais’. O encontro busca ampliar a compreensão do papel do Projeto Político Pedagógico Institucional como fator balizador no fortalecimento da Instituição frente às políticas instituídas e dos desafios em sua reformulação.

Durante a abertura do encontro, estiveram presentes o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a pró-reitora de Ensino, Rosângela Santos da Silva, a pró-reitora de Extensão, professora Maria Francisca de Lima, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Paulo Aride, pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progesp), professor Leandro Damasceno Amorim, e o diretor do IFAM-CMZL e representante do Fórum dos Diretores-Gerais do IFAM (Fordi), professor David Washington Freitas Lima.

Após a mesa de abertura, foi realizada a palestra ‘As dimensões do Projeto Político Pedagógico Institucional e os desafios de sua reformulação nos Institutos Federais’, com a pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), professora Adriana Pionttkovsky Barcellos, e a mediação da diretora de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior da Proen, Evellyze Martins Reinaldo Pinho.

Em seguida, após as interlocuções, houve a mesa-redonda ‘Diálogos e reconstruções: PDI e PPPI do IFAM’. A atividade teve a participação do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFAM, Carlos Tiago Garantizado, que abordou sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o planejamento orçamentário do Instituto; e da pró-reitora de Ensino do IFAM que explanou sobre o Projeto Político-Pedagógico Institucional do IFAM. O momento teve a mediação da chefe do  Departamento de Ações Afirmativas da Proen, Clisivânia Duarte de Souza.

O coral do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), regido pelo maestro e musicista André Sousa, foi a atração da abertura do EFRA 2024-2. Após as atividades da manhã, a programação do encontro seguiu presencial no turno vespertino, em cada campus do IFAM.

Mais informações: https://www.even3.com.br/ix-encontro-de-formacao-para-retorno-academico-do-ifam/