Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores concluem curso de gestão de documentos públicos

Servidores concluem curso de gestão de documentos públicos

Curso reuniu 40 participantes da Reitoria e dos campi do IFAM e resultará na minuta de uma política de gestão de documentos
por Ana Paula Batista publicado: 10/02/2017 13h43 última modificação: 10/02/2017 13h56

Após uma semana intensa de aprendizado e troca de experiências sobre gestão de documentos públicos, servidores da Reitoria e de alguns campi estão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido no curso in company proporcionado pela Reitoria.

O curso com carga horária de 32h e formatado para as necessidades do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) foi ministrado pelo analista de arquivologia Konrad Amaral, no Campus Manaus Centro e teve a participação de 40 servidores que lidam diretamente com o recebimento de documentos públicos.

Segundo Amaral, a sensibilidade da gestão do IFAM já é um grande passo para a padronização dos procedimentos. "É muito gratificante saber que o reitor reconheça a importância de seguir as normas na questão documental. Com esse olhar mais sensível, torna-se mais "fácil" adotar políticas arquivistas e alinhar a execução de atividades entre os campi. É importe que todos falem a mesma língua no uso, tramitação e arquivamento de documentos", destacou.

Há apenas dois anos na instituição e lotada no campus mais longínquo da capital, a chefe de gabinete do Campus Eirunepé, Juliane Amaro, mostrou-se empolgada com a capacitação e já com planos de aplicar o que foi aprendido durante o curso no campus Eirunepé. "É minha primeira capacitação e estou muito contente em saber que há toda uma estrutura e preocupação em normatizar as rotinas e procedimentos. Aprendi muito durante essa semana e quero por meio de oficinas e minicursos, multiplicar o que aprendi para meus colegas no campus, tendo em vista que o custo para trazer todos a Manaus seria alto demais", revelou.

O objetivo da gestão do IFAM é construir uma política de política de gerenciamento de documentos que coloque os campi no mesmo nível e também conseguir certificar um setor com o ISO de qualidade, como disse o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, durante a abertura do curso, no início da semana.

Para a servidora, Samara Roseanne, que atua no setor de Arquivo/Protocolo da Reitoria, o curso proporcionou o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na Universidade. "Como sou da área, o tema do curso reforçou as informações que tive contato durante o tempo de faculdade, mas além disso, pudemos tirar muitas dúvidas a respeito do uso do sistema de protocolo. Foi muito proveitoso", ressaltou.

Ao longo do ano, o IFAM pretende ofertar mais cursos in company e fortalecer a política de capacitação para servidores técnicos-administrativos.

veja mais fotos AQUI