Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Manaus Zona Leste realiza vacinação contra Febre Aftosa

Campus Manaus Zona Leste realiza vacinação contra Febre Aftosa

A ação faz parte do calendário que visa à erradicação da Febre Aftosa no Amazonas
publicado: 14/05/2018 16h54 última modificação: 14/05/2018 17h10

A saúde dos animais sempre é um tema presente no curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Zona Leste. Por esta razão, no última dia 20, os alunos do curso tiveram a oportunidade de vivenciar na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao realizarem a vacinação contra Febre Aftosa nos bovinos pertencentes ao campus. A ação faz parte do calendário de vacinação definido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que visa à erradicação da Febre Aftosa no Amazonas.

Em 2004, o Amazonas registrou o último foco da doença, resultando em restrições e prejuízos econômicos ao estado e a produtores rurais, tendo em vista que uma das sanções é a proibição do trânsito de animais, seus produtos e subprodutos, o que acarreta um grande impacto social.

Com o objetivo de mostrar aos alunos a importância da vacinação, o professor Jomel Santos destaca que eventos como este são de grande relevância, resultando em uma melhor formação aos futuros médicos veterinários. “É de suma importância que os estudantes realizem tais atividades que lhes conferirão experiência para suas vidas profissionais futuras”, disse Santos.