Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > PPGI > Centro de Tecnologia Professor Harlan Marcelice

CENTRO DE TECNOLOGIA PROFESSOR HARLAN MARCELICE

Sobre o CTHM


Conforme a Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, conhecida como a lei de criação dos Institutos Federais, em seu Art. 6 inciso VIII, Os Institutos Federais têm por finalidades e características: realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico.

Portanto, a criação do CTHM vem ao encontro dos objetivos do IFAM ao propiciar um ambiente adequado para o desenvolvimento da pesquisa aplicada e inovação tecnológica. O CTHM tem por finalidade promover a pesquisa aplicada, o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos na Amazônia, buscando a excelência na área de competência intitulada Controle e Processos Industriais com abrangência de atuação no Polo Industrial de Manaus (PIM). Tem a missão de estudar e desenvolver processos e produtos tecnológicos e inovadores. Suas atividades são desenvolvidas com foco na investigação acadêmica aplicada, na divulgação científica, e na geração de propriedade intelectual que possam impactar a o desenvolvimento científico e tecnológico da região, assim como contribuir na formação de políticas públicas comprometidas com a democracia, os direitos fundamentais, o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e atendimento ao interesse público no progresso tecnológico.

Seus objetivos específicos são:
• Promover a pesquisa e o desenvolvimento nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e nas Engenharias no âmbito do IFAM;
• Contribuir com a criação de um ambiente favorável para o aumento da competitividade do setor produtivo do estado através da inovação tecnológica;
• Contribuir para a formação de empresas de base tecnológica local, em parceria com a incubadora do IFAM;
• Ampliar a formação avançada de recursos humanos em sua área de atuação, inclusive em curso de pós-graduação;
• Promover a participação e a realização de eventos, cursos de atualização e intercâmbio tecnológico em sua área de atuação;
• Buscar continuamente parcerias com instituições, empresas e sociedade civil e militar, visando a sustentabilidade do Centro e a satisfação de parceiros e clientes;

 

Estrutura Física


O CTHM encontra-se em fase final de construção e é formado por um prédio de dois andares, situado à Av. Governador Danilo Matos Areosa, 1672 – Distrito Industrial, CEP 69075-351, e possui as seguintes áreas:

Área total de laboratórios: 746,38 m²
Área pavimento térreo: 373,19 m²
Área pavimento superior: 373,19 m²
Área total das copas/banheiros: 87,4 m²

Os CTHM é um Centro Multicampi e iniciará suas atividades com os seguintes laboratórios:

1. Laboratório de Ensaios e Conformidade de Componentes e Modelos De Bicicletas – LECCOMB. Este laboratório é resultado do Convênio Mercosul – União Europeia DCI-ALA 2009/19707, em parceria com o INMETRO (Acordo de Cooperação de 12 de dezembro de 2013) , cujo objetivo principal é o de prestar serviços tecnológicos à Indústria local no atendimento às Normas ABNT para ensaios em Bicicletas - Portaria do INMETRO N.º 656, de 17/12/12 e desenvolver produtos e serviços relacionados ao polo de duas rodas. Este Laboratório é desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, o Campus Manaus Distrito Industrial, O Campus Manaus Centro e o Campus Presidente Figueiredo.

2. Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais – LSCN. Este laboratório é resultado de investimento do Campus Manaus Distrito Industrial e da Reitoria do IFAM, e visa o desenvolvimento de novos materiais para aplicação em diversas áreas, como agricultura, biologia, química, materiais de construção, cerâmica e produtos farmacêuticos, entre outros, utilizando como base a nanotecnologia. Este Laboratório é do tipo multiusuário, tendo parcerias firmadas com a Universidade Federal do Amazonas, Instituto FIOCRUZ, Instituto Franhoufen e Universidade do Oregon.

3. Laboratório de Convergência Digital – LABCONDIG. Este laboratório é resultado de Projeto aprovado no Edital Promove FINEP / 2008, e tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas embarcados para eletroeletrônicos, tais como telefones celulares, TV Digital, sistemas automáticos microcontrolados, filmadoras, robótica móvel, entre outros. Este Laboratório é desenvolvido em parceria com o Campus Manaus Centro e pode atender a todos os demais Campi com atividades relacionadas à tecnologia da informação.