Notícias
Atividade de pesquisa sobre EPT em Boca do Acre (AM).
Atividade de pesquisa sobre Educação Profissional e Tecnológica no Sul Amazonense reúne agentes públicos e da sociedade civil em Boca do Acre (AM).
Na manhã de 31 de outubro realizou-se em Boca do Acre (AM), uma reunião de grupo focal em que estiveram representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. A atividade fechou uma etapa de debates promovidas pela pesquisa “Dinâmica socioeconômica e EPT na Amazônia: uma análise dos cursos ofertados pelo IFAM no Sul Amazonense”, coordenada pelo Prof. João Maciel de Araújo, com a colaboração de pesquisadores dos campis do IFAM em Humaitá, Lábrea e Boca do Acre. Apoiada com recursos do Edital 015/2022-PROEPT/FAPEAM, a pesquisa tem o objetivo de analisar a articulação da oferta de cursos do IFAM na Mesorregião, com as políticas públicas de apoio ao desenvolvimento socioeconômico regional.
Durante a reunião, que aconteceu no Núcleo de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), representantes da Secretaria Municipal de Produção, do IDAM, ICMBio, Conselho Indigenista Missionário, Comissão Pastoral da Terra, Colônia de Pescadores e da Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Boca do Acre (OPIAJBAM) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e, sobretudo, estreitar a aproximação com o Campus Avançado em Boca do Acre, um dos mais recentes na composição atual da RFEPCT. De igual forma, servidores do IFAM puderam conhecer um pouco mais sobre a atuação destas diferentes instituições no cenário local. O diretor do Campus Avançado Boca do Acre, Prof. Guilherme Alves de Sousa, expôs as perspectivas de ampliação da atuação do IFAM no município.
A pesquisa prosseguirá por meio da organização de dados secundários sobre economia regional, assim como por meio de entrevistas e aplicação de questionários a diferentes atores sociais nos três municípios. A expectativa é que esta iniciativa fortaleça a articulação entre pesquisadores, gestores e servidores em geral dos campis do IFAM situados no Sul Amazonense, mas também, que se possa estabelecer um canal permanente de discussão entre diferentes setores da sociedade civil, de maneira a viabilizar o monitoramento e atualização da Política de EPT na Mesorregião. A expectativa dos pesquisadores é que a apresentação dos resultados ocorra até o final de 2024, por meio de um evento acadêmico a ser realizado no município de Humaitá.
Texto: João Maciel de Araújo.
Fotografias: Raylan Avilar e Gilmar Gomes.