Notícias
Ação nacional para fiscalização de obras paralisadas
Força-Tarefa Cidadã oferece oportunidade de atuação voluntária com impacto direto na melhoria da educação pública.
IFAM Campus Humaitá apoia ação nacional para fiscalização de obras paralisadas em parceria com o TCU e o OSB
Força-Tarefa Cidadã oferece oportunidade de atuação voluntária com impacto direto na melhoria da educação pública.
O Instituto Federal do Amazonas – Campus Humaitá apoia a divulgação do edital da Força-Tarefa Cidadã, uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), que busca voluntários e voluntárias em todo o país para atuar na fiscalização de mais de 3.700 obras de escolas e creches paralisadas.
A ação tem como objetivo ampliar o controle social e promover maior transparência na gestão de recursos públicos destinados à educação. Os(as) participantes contribuirão com visitas às obras, identificação de problemas e registros no aplicativo União Cidadã. Além da atuação presencial, também é possível colaborar remotamente com o monitoramento de portais da transparência.
As atividades fazem parte de um esforço nacional para acelerar a retomada dessas construções, o que pode garantir mais de 700 mil vagas para crianças e jovens em instituições de ensino de todo o Brasil.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa alfabetizada, com acesso à internet e disponibilidade para atuar voluntariamente. Profissionais de diversas áreas passarão por um treinamento online gratuito oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), escola de governo do TCU.
Benefícios para voluntários(as):
- Certificação (válida como horas extracurriculares para estudantes).
- Acesso a conteúdos exclusivos sobre controle social e fiscalização.
- Participação ativa na transformação da educação pública brasileira.
Mais informações:
Acesse: www.osbrasil.org.br/forcatarefa
Instagram: @osdobrasil
A equipe do IFAM Campus Humaitá convida toda a comunidade educativa a conhecer e divulgar esta iniciativa que promove cidadania, ética e o fortalecimento das políticas públicas educacionais.