Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > MANACAPURU > EXTENSÃO > Programas, Projetos e Ações > 2015 > Arquivos > Pasta Sarau > I Sarau de Poesias, Cantos e Contos Manacapuruenses

I Sarau de Poesias, Cantos e Contos Manacapuruenses

por Marilda Aguiar do Carmo publicado 01/09/2017 09h41, última modificação 01/09/2017 16h53
Setembro a outubro de 2015

Coordenadores

Professora Criscian Kellen Amaro de Oliveira - 

Professor Alexandre Ricardo von Ehnert - alexandre.ehnert@ifam.edu.br



OBJETIVOS

O objetivo do evento “Sarau de poesias, cantos e contos manacapuruenses” foi o de promover a valorização da cultura amazônica com destaque para a poesia, os contos e os cantos que tratam da vivência histórica e cultural do município de Manacapuru. Para isso buscou-se fomentar a produção cultural local por meio de cantos, contos e poesias e transformá-las em produções literárias em forma de um livro coletânea intitulado poemas e contos manacapuruenses. O evento também teve como objetivo a valorização das manifestações artísticas e culturais locais por meio de apresentações realizadas durante o Sarau.

PÚBLICO ALVO ATENDIDO

O evento teve como público alvo os alunos e servidores do Campus Avançado Manacapuru do Instituto Federal do Amazonas – CAM/IFAM, a comunidade manacapuruense, artistas locais e os autores do livro.

TOTAL DE PARTICIPANTES

No total, o evento recebeu cerca de 165 participantes.

FONTE FINANCIADORA

Evento financiado pelo EDITAL Nº 004, DE 01 DE JUNHO DE 2015 – PROEX/IFAM Programa Institucional de Apoio à Realização de Eventos de Extensão.

Valor: R$ 3.000,00

RESULTADOS ALCANÇADOS

Entre os resultados alcançados podemos destacar a valorização da cultura local por meio da dança, do canto, da dramatização e da escrita.

Durante o período de organização do Sarau realizamos ações de fomento à leitura e à escrita, principalmente com o corpo discente do CAM/IFAM, onde podemos destacar em especial participação da Professora de Língua Portuguesa Janaína Maria Gonçalves, que, devido a sua grande contribuição em orientar os alunos no processo de escrita, se tornou uma das organizadoras do livro.

No dia do evento foram realizadas inúmeras apresentações artísticas e culturais, sendo que dentre elas podemos destacar a dramatização realizada por servidores e discentes de um conto participante do livro, intitulado “A Cobra Grande e o boto rosa” de Lindobergue Maricaua Teixeira .

Muitos participantes também deram voz a suas histórias, declamando, lendo ou contando-as. Outro momento de destaque foi quando o aluno Pedro Monteiro da Silva homenageou seu pai já idoso com a leitura do conto “O gritador da olaria”, história esta que seu pai lhe contava desde que ainda era uma criança, e que utilizou como inspiração para seu escrito. Muito emocionados, pai e filho tiveram a oportunidade de estarem juntos no palco, sendo que o pai garantiu a todos os presentes que o conto era absoluta verdade.

Houve também grande interação com a comunidade artística local, sendo que o evento contou com a participação da banda Arco-íris, do escritor Ailson Cavalcante Duarte, que autografou exemplares de seu livro Terra Preta, atores do grupo teatral 15 minutos; dançarinos do grupo de dança hip hop MPU Style Crew, dançarinos do grupo de Ciranda Tradicional, entre outras.

O ponto central do evento foi o lançamento do livro Poemas e Contos Manacapuruenses contendo as produções literárias produzidas em forma de contos e poesias com a temática manacapuruense. Destaca-se que a proposta inicial do livro era a publicação de setenta páginas, mas foram redigidas cento e dezoito páginas de contos, elaborados por trinta e quatro autores. 

O resultado da avaliação realizada ao final do evento demonstrou que a maior parte dos participantes considerou o evento “bom” ou “excelente”, além de muitos terem sugerido que o evento fosse realizado anualmente e que a publicação de um livro cultural deveria fazer parte do calendário anual do campus


 

Banco de imagens

sarau03.jpg

sarau04.jpg

sarau05.jpg

sarau06.jpg

sarau09.jpg

Acervo do projeto, 2015.