Notícias
IFAM MANACAPURU e Suframa discutem projeto inovador de produção intensiva de tambaqui para comunidades rurais
Na manhã desta terça-feira (7), o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manacapuru reuniu-se com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na sede da autarquia, para a apresentação do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) intitulado "InovaAquic. 4.0". A iniciativa visa à produção intensiva de tambaqui em caixas d'água, utilizando tecnologias avançadas para otimizar o cultivo do peixe em áreas rurais.
Segundo o diretor-geral do IFAM Campus Manacapuru, Jaidson Brandão da Costa, o método foi desenvolvido pelo professor Dr. Fabrício Barros do IFAM Manacapuru (coordenador e autor do projeto) permite a criação de até 30 quilos de tambaqui para cada mil litros de água, reduzindo significativamente o tempo de crescimento em comparação aos modelos tradicionais de piscicultura. O diretor esteve acompanhado na reunião pelo Professor Rogério de Souza e pelo vereador de Manacapuru, Dr. Léo Guimarães.
O projeto se destaca pelo uso de tecnologias digitais, como aplicativos móveis e visão computacional, que permitem o monitoramento do crescimento dos peixes, o controle preciso da alimentação e o reaproveitamento da água.
O valor estimado para a implementação completa da iniciativa é de R$ 5,1 milhões, montante necessário para atender plenamente as comunidades beneficiadas. “Estamos falando de localidades que enfrentam severas estiagens e só recebem alimentos por meio de helicópteros. Este projeto facilitará a produção de alimentos mesmo em períodos de seca”, ressaltou o diretor.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, recebeu a comitiva do IFAM e do vereador, por meio de articulação do vereador Zé Luís. Superintendente elogiou a proposta e discutiu possíveis parcerias, destacando os mecanismos de captação de recursos previstos na Lei de Informática da Amazônia, que obriga empresas beneficiadas a investirem parte de seu faturamento em projetos de PD&I. Bosco também se comprometeu a fornecer feedback sobre as tratativas para viabilização dos investimentos.