Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Zona Leste comemora 76 anos

Notícias

Campus Zona Leste comemora 76 anos

Solenidade teve a presença de alunos, servidores, ex-servidores e de autoridades locais
por Ana Paula Batista publicado: 20/04/2017 16h04 última modificação: 20/04/2017 16h10

A emoção e a alegria tomaram conta da solenidade comemorativa aos 76 anos do Campus Manaus Zona Leste (CMZL) na manhã desta quinta-feira, 20 de abril. O campus prestou homenagem póstuma ao jornalista Phelippe Daou e ao produtor rural Bento Oliveira, da comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara.

Com o auditório lotado, o evento contou com a presença do reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco; do diretor-geral do Campus Manaus Zona Leste, Aldenir Cateano; do representante do Colégio de Dirigentes e diretor-geral do campus Presidente Figueiredo, Paulo Marreiro; do ex-diretor do CMZL, professor José Dantas; do deputado estadual, Sidney Leite; e de Claudia Daou, representando a família Daou. 

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou o poder transformador da educação profissional, os avanços que o IFAM tem tido ao longo dos anos. "Hoje temos 15 campi no Amazonas e somamos aproximadamente 25 mil alunos e 1800 servidores que trabalham arduamente para levar à educação profissional aos locais mais longínquos desse estado, inclusive nas regiões de fronteira e indígena. Nossa missão é atuar na pesquisa aplicada e melhorar a qualidade de vida da população", disse Castelo Branco. 

Outra novidade anunciada pelo reitor durante o evento foram os novos editais para capacitação de alunos e servidores. "Recentemente assinamos um termo de cooperação com o Instituto Federal Goiano (IFG) para ofertar programas de mestrado e doutorado na área de Ciências Agrárias, além de termos renovado o convênio com a Universidade Rural do Rio de Janeiro. Para os alunos, em breve, teremos editais para intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal e também para mobilidade acadêmica em outras instituições no Brasil", revelando que os editais deverão ser lançados no segundo semestre de 2017.

Segundo o diretor-geral do CMZL, Aldenir Caetano, o orgulho ao saber que ex-alunos hoje ocupam posições importantes em diversos segmentos do mercado de trabalho é gratificante. "Sempre encontramos um 'agricolino' que se lembra com carinho da instituição. E mesmo com 76 anos de existência, o CMZL continua contribuindo com a sociedade, inclusive com o Exército que tem participado de cursos para conhecer as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) e assim melhorar cada vez o senso de sobrevivência na selva", disse.

O deputado estadual Sidney Leite destacou que mesmo com cortes no orçamento o IFAM tem desempenhado seu papel de forma brilhante. "É notório ver que mesmo com a crise financeira no país, o IFAM tem crescido e transformado vidas com muita ética", disse ele que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Durante muitos anos o jornalista Phelippe Daou foi patrono das ações desenvolvidas pelo CMZL. Sua filha, Cláudia Daou - esteve hoje na solenidade recebendo uma homenagem póstuma e reafirmando o compromisso de parceria com o campus. "Vocês não devem se sentir órfãos. A Rede Amazônica continuará grande parceira em todas as atividades", disse Cláudia.

Homenagens

Foram homenageados as personalidades que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento das atividades do Campus Manaus Zona Leste. 

Apresentação Cultural

Conhecida por seu repertório eclético e apurada técnica musical, a banda de música da Polícia Militar do Amazonas abriu o evento. O coral dos alunos regido pelo maestro Aurélio Ludvig apresentou a música Trem Bala e uma poesia foi declamada sobre a história e evolução da história do campus.

O CMZL hoje ocupa uma área de 154 hectares e oferta 11 cursos nas modalidade de ensino técnico Integral, Subsequente e cursos de Graduação.