Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com a presença do ministro da Educação, IFAM inaugura campus em Eirunepé

Notícias

Com a presença do ministro da Educação, IFAM inaugura campus em Eirunepé

por publicado: 03/04/2025 11h41 última modificação: 03/04/2025 12h10

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) deu mais um passo para oferecer o ensino público de qualidade ao inaugurar, no dia 31 de março, a sede definitiva do Campus Eirunepé (IFAM-EIRU), localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli, da comunidade acadêmica e de autoridades estaduais e municipais, que celebraram a inauguração do novo prédio com infraestrutura mais adequada para as ações de ensino, pesquisa e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Para o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a inauguração da sede definitiva reforça a missão do Instituto em promover com excelência a educação, a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “A inauguração do Campus Eirunepé representa um sonho de trazer educação profissional, científica e tecnológica para os locais mais distantes do interior do Brasil. No caso de Eirunepé, é um dos campi mais distantes do estado do Amazonas, mas graças à visão estratégica do presidente Lula que, em 2008, criou os Institutos Federais e possibilitou a interiorização do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. E hoje estamos aqui entregando a sede definitiva da nossa unidade em Eirunepé. Hoje desejo que este campus seja realmente uma casa do saber. Que os estudantes além de estudar, possam realizar seus sonhos. E que nesse sonho esteja a transformação da vida de vocês”, ressaltou.


Durante a solenidade e representando os estudantes do IFAM-CEIRU, Ivana Rodrigues, finalista do curso técnico em Agropecuária, destacou sua trajetória na instituição. “Nós aqui do interior temos uma logística muito precária e o IFAM vem abrindo oportunidades para nós estudantes. Eu, por exemplo, sou aluna Pé de Meia (Programa de incentivo financeiro-educacional), tive oportunidade de participar de várias bolsas e projetos de extensão e programas integrais. O IFAM nos ensina a ter esperança, ter fé e saber que podemos conquistar tudo que quisermos por meio dos estudos. Hoje meu coração está cheio de alegria por tudo que o IFAM já fez por nós, tenho esperança que ele possa crescer ainda mais e mudar o futuro de muitos jovens”, disse.


O ministro da Educação enfatizou que o papel do estado é estar cada vez mais próximo da população mesmo com as dificuldades de logística. “Às vezes é mais fácil inaugurar um instituto na capital, mas às vezes é difícil trazer equipamentos para o interior, principalmente para o Amazonas que possui uma realidade totalmente diferente de outros estados do Brasil”, explicou. “Os Institutos Federais é o que há de melhor na educação desse país e com o novo prédio de Eirunepé, terão mais oportunidades para a comunidade. Teremos mais cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Vamos continuar os investimentos porque acreditamos no poder transformador dos Institutos Federais”, disse. E ressaltou que “o sonho de um jovem que mora aqui nessa região precisa ser o mesmo sonho e as mesmas condições de quem mora na capital ou no Sul e Sudeste desse país”, finalizou.

A solenidade de inauguração teve transmissão ao vivo pelo Youtube (Canal TV IFAM)

IFAM-Campus Eirunepé - A nova instalação ocupa uma área de 3.050m² e abriga setor administrativo, salas de aula, biblioteca, laboratórios e estacionamento. Até outubro de 2024, o campus funcionou em sedes provisórias, quando após 10 anos, ocorreu a mudança para o prédio definitivo localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida. A obra tem investimentos oriundos de recursos do Governo Federal e de emendas parlamentares. 

Em 2025, o IFAM-CEIRU possui 711 alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos de Nível Médio nas formas integrada (Administração, Agropecuária e Informática) e subsequente (Administração e Agroecologia) e 61 servidores (26 Técnicos Administrativos em Educação e 35 docentes). 

Em funcionamento desde abril de 2014, o Campus Eirunepé faz parte da terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), e é uma das 22 unidades do IFAM que têm como missão promover com excelência a educação, a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Sobre o município - Distante 1.159 km da capital amazonense e localizado na microrregião do Juruá, no sudoeste do Estado do Amazonas, o município de Eirunepé possui 33.170 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. Na economia, destaca-se o setor de prestação de serviços, seguido da agricultura e da indústria. 

Eirunepé não possui acesso a outras cidades por meio de rodovias. A população conta apenas com transporte fluvial e aéreo como meio de ligação à capital ou a municípios vizinhos.

CTDI IFAM-Samsung - Como parte da agenda em Manaus, na manhã do dia 31 de março, o ministro da Educação esteve no IFAM-Campus Manaus Zona Leste para participar da inauguração do Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI IFAM-Samsung). O novo espaço faz parte do Aranouá, projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) realizado em parceria entre o Instituto e a Samsung Eletrônica da Amazônia (Seda), por meio da Lei da Informática.

O prédio inaugurado tem como finalidade oferecer suporte para a formação profissional especializada, concomitante e complementar aos cursos regulares desenvolvidos no IFAM com vista a impulsionar a eficiência acadêmica do Instituto e suprir o mercado nacional de mão de obra qualificada nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). 

Em atuação desde 2020, o projeto beneficia estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os alunos têm acompanhamento pedagógico através de tutores, bolsas no valor mensal de R$900,00, monitoria acadêmica e capacitação em cursos de qualificação em áreas estratégicas, tais como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robótica e Programação de Dispositivos Móveis.

O CTDI IFAM-Samsung é resultado da parceria público-privada, envolvendo capacitação de estudantes e professores visando melhor qualificação da mão de obra na área de Tecnologia e Engenharia e melhoria dos indicadores de eficiência acadêmica, com redução de evasão e retenção nos cursos superiores.