Notícias
Comitiva do IFAM busca apoio para os desafios do Instituto em Brasília
Na última semana, uma comitiva formada pelo reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto e dos diretores gerais, Elias Brasilino, Allen Bittencourt, Leonor Ferreira e Francisca Moraes, dos campi São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Maués e a diretora em exercício do campus Manaus Zona Leste, respectivamente, estiveram reunidos com parlamentares dos poderes Executivo e Legislativo, e com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e Secretaria de Desenvolvimento Humano (SDH), em Brasília, a fim de buscar apoio aos desafios do IFAM e estabelecer parcerias de cooperação.
Dentre as pautas discutidas estão: dificuldades de logística no interior, principalmente para os municípios de Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira que estão sem voos regulares; articulação de emendas parlamentares para a construção de alojamentos, restaurantes estudantis, reforma de salas de aula e laboratórios; financiamento de projetos e fomento para o desenvolvimento da piscicultura nas regiões do Alto Solimões e Alto Rio Negro em parceria com o Ministério da Pesca; além de cursos voltados para a formação superior de professores que atuam em escolas indígenas de educação básica.
Nos encontros, o reitor do IFAM teve a oportunidade de expor as particularidades, os desafios e as demandas enfrentadas pela Instituição na atividade diária de levar educação profissional ao Amazonas.
“Um dos nossos maiores entraves é a questão logística. É sabido que nosso Estado tem dimensões continentais e, que o custo até municípios como Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira é extremamente oneroso. Infelizmente, no último mês tivemos um corte nos voos regulares que faziam a rota para Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, o que certamente irá causar um impacto enorme na agilidade das atividades propostas pelo Instituto nessas localidades”, disse Castelo Branco.
POLÍTICAS PARA O SERVIDOR
O reitor ainda destacou o encontro com o diretor do Desenvolvimento da Rede Federal de Ensino, na SETEC/MEC, Luciano Toledo, onde foram tratados assuntos como a política de fixação do servidor no interior, auxílio localidade, pagamento de diárias em missões dentro do município, auxílio para atividades penosas em regiões de fronteiras e a liberação de recursos para obras estratégicas. Segundo Toledo, não há indicação de que obras importantes para o desenvolvimento do IFAM sejam paralisadas.
PROJEÇÕES PARA A PISCICULTURA
No Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a comitiva teve a oportunidade de apresentar as ações que o IFAM desenvolve na área e, salientou que o custo na produção de peixes no Amazonas é elevado, devido a falta de uma fábrica de ração, impactando na redução da produção do pescado.
O secretário executivo do MPA, Luiz Otávio Campos, ainda destacou a importância da participação dos Institutos Federais na disseminação e apoio às políticas do Ministério, sugerindo que o IFAM participasse de projetos com acesso ao Fundo Amazônia, capitaneado pelo BNDES em parceria com a Noruega. Uma reunião para tratar sobre o assunto acontecerá nesta quinta-feira, 16 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do pró-reitor da PPGI, José Pinheiro.
ACORDOS NA PROMOÇÃO DA PESSOA COM DEFIÊNCIA
E na Secretaria de Desenvolvimento Humano (SDH), a comitiva foi recebida pelo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, onde trataram sobre o projeto “Cão Guia”, pioneiro no Amazonas. O resultado da reunião foi um acordo firmado para equipar o local com imobiliário necessário para desenvolvimentos das atividades assim que as obras forem concluídas.