Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do IFAM busca apoio para os desafios do Instituto em Brasília

Notícias

Comitiva do IFAM busca apoio para os desafios do Instituto em Brasília

Na última semana, uma comitiva formada pelo reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto e dos diretores gerais, Elias Brasilino, Allen Bittencourt, Leonor Ferreira e Francisca Moraes, dos campi São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Maués e a diretora em exercício do campus Manaus Zona Leste
por publicado: 14/07/2015 11h48 última modificação: 15/07/2015 12h53

Na última semana, uma comitiva formada pelo reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto e dos diretores gerais, Elias Brasilino, Allen Bittencourt, Leonor Ferreira e Francisca Moraes, dos campi São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Maués e a diretora em exercício do campus Manaus Zona Leste, respectivamente, estiveram reunidos com parlamentares dos poderes Executivo e Legislativo, e com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e Secretaria de Desenvolvimento Humano (SDH), em Brasília, a fim de buscar apoio aos desafios do IFAM e estabelecer parcerias de cooperação.

 

Dentre as pautas discutidas estão: dificuldades de logística no interior, principalmente para os municípios de Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira que estão sem voos regulares; articulação de emendas parlamentares para a construção de alojamentos, restaurantes estudantis, reforma de salas de aula e laboratórios; financiamento de projetos e fomento para o desenvolvimento da piscicultura nas regiões do Alto Solimões e Alto Rio Negro em parceria com o Ministério da Pesca; além de cursos voltados para a formação superior de professores que atuam em escolas indígenas de educação básica. 

Nos encontros, o reitor do IFAM teve a oportunidade de expor as particularidades, os desafios e as demandas enfrentadas pela Instituição na atividade diária de levar educação profissional ao Amazonas. 

“Um dos nossos maiores entraves é a questão logística. É sabido que nosso Estado tem dimensões continentais e, que o custo até municípios como Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira é extremamente oneroso. Infelizmente, no último mês tivemos um corte nos voos regulares que faziam a rota para Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, o que certamente irá causar um impacto enorme na agilidade das atividades propostas pelo Instituto nessas localidades”, disse Castelo Branco.

POLÍTICAS PARA O SERVIDOR

O reitor ainda destacou o encontro com o diretor do Desenvolvimento da Rede Federal de Ensino, na SETEC/MEC, Luciano Toledo, onde foram tratados assuntos como a política de fixação do servidor no interior, auxílio localidade, pagamento de diárias em missões dentro do município, auxílio para atividades penosas em regiões de fronteiras e a liberação de recursos para obras estratégicas. Segundo Toledo, não há indicação de que obras importantes para o desenvolvimento do IFAM sejam paralisadas.

PROJEÇÕES PARA A PISCICULTURA

No Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a comitiva teve a oportunidade de apresentar as ações que o IFAM desenvolve na área e, salientou que o custo na produção de peixes no Amazonas é elevado, devido a falta de uma fábrica de ração, impactando na redução da produção do pescado.

O secretário executivo do MPA, Luiz Otávio Campos, ainda destacou a importância da participação dos Institutos Federais na disseminação e apoio às políticas do Ministério, sugerindo que o IFAM participasse de projetos com acesso ao Fundo Amazônia, capitaneado pelo BNDES em parceria com a Noruega. Uma reunião para tratar sobre o assunto acontecerá nesta quinta-feira, 16 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do pró-reitor da PPGI, José Pinheiro. 

ACORDOS NA PROMOÇÃO DA PESSOA COM DEFIÊNCIA

E na Secretaria de Desenvolvimento Humano (SDH), a comitiva foi recebida pelo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, onde trataram sobre o projeto “Cão Guia”, pioneiro no Amazonas. O resultado da reunião foi um acordo firmado para equipar o local com imobiliário necessário para desenvolvimentos das atividades assim que as obras forem concluídas.