Notícias
Connepi 2015: Pesquisa propõe software para engenheiros
Para facilitar a compreensão e utilização de códigos gerados no momento da construção de obras, como casas, edifícios e pontes, três professoras do Instituto Federal do Amazonas – Campus Tefé (IFAM) estão em processo de elaboração de um software para análise estrutural do material utilizado pelos profissionais da engenharia.
Envolvendo conhecimentos das áreas da computação, física e química, o projeto ‘Análise estática não linear de pórticos planos via Matlab’ está em exposição na Mostra Tecnológica, atividade integrante do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação que acontece até esta quinta-feira (03), em Rio Branco (AC).
“Neste momento, estamos trabalhando com a deformação da estrutura de pórtico plano, onde são gerados grandes deslocamentos e pequenas deformações. Queremos no futuro auxiliar no trabalho dos engenheiros, onde as informações contidas nas plantas das obras são direcionadas ao software que estamos produzindo e a compreensão é muito mais rápida, aproximando-se da realidade”, explicou a professora Natalie Von Paraski, que junto com as professoras Silvia Cristina de Pádua Andrade e Luciana de Almeida Fraga desenvolvem a pesquisa no Campus Tefé.
A pesquisadora afirma que é uma oportunidade de tradução da teoria para prática, transformando em imagem ou animação, os códigos que são difíceis de compreender, além de gerar um resultado fiel ao real.
Durante a Mostra Tecnológica, a professora do Campus Tefé está utilizando material elástico produzido com polietileno, para exemplificar ludicamente ao público como funciona a deformação das estruturas e como elas podem ser transferidas para o ambiente computacional.
Sessão de pôsteres
Trabalhos com temáticas nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas foram apresentados durante a sessão de pôsteres, na manhã desta quarta-feira (02), abordando questões sobre o curso de graduação em Controle e Automação, e também sobre os espaços públicos existentes em Manaus.
Um dos pôsteres apresentados foi ‘A relevância do curso de engenharia de controle e automação do IFAM/CMDI no cenário do PIM – Polo Industrial de Manaus’, desenvolvido pelo professor Edevaldo Albuquerque Fialho do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), que identificou o perfil do curso criado em 2010 e que, neste ano, formará cinco alunos da primeira turma.
De acordo com o professor, muitos dos engenheiros de controle e automação atuantes no Polo Industrial de Manaus (PIM) são oriundos de outros Estados brasileiros, como Paraíba, Pernambuco e São Paulo.
“Hoje temos a UEA e Unip que oferecem esse curso. Nosso mercado precisa de profissionais formados em instituições locais, a criação do curso no IFAM está amparado também neste fator”, disse.
Outro ponto destacado por Fialho é sobre a inserção de disciplinas como segurança do trabalho e fundamentos de engenharia ambiental que contribuem na formação dos profissionais.
“Além dessas duas disciplinas, inserimos os seminários técnicos, onde o professor selecionado para ministrar a disciplina, desenvolverá os trabalhos de acordo com sua qualificação, como mecânica, informática e eletrônica, proporcionando uma formação ampla para os alunos”, comentou.
O curso conta com 26 professores, de acordo com as disciplinas ofertadas anualmente, 50% com titulação de mestres, 34% doutores e 16% possuem apenas especialização.
Como parte também dos trabalhos das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, o professor Elias de Oliveira Moraes, do Campus Coari (CCO), apresentou ‘Descobrindo os espaços públicos: uma proposta inovadora para o ensino de geografia’.
“O trabalho procurou refletir sobre o que de fato é público, se esse público é apenas do ponto de vista de propriedade ou de uso. Hoje temos 11 parques e grande parte está concentrada em zonas em que a população tem um poder aquisitivo maior, um exemplo é a Zona Leste que não tem um parque para os moradores, enquanto que a Norte tem apenas um”, enfatizou.
Para Moraes, a área verde precisa ocupar posição relevante nas ações de planejamento urbano, que contribui na qualidade de vida dos cidadãos.
Leia mais:
IFAM apresenta trabalhos científicos e culturais no Acre
Ex-presidente Lula participa da abertura do X Connepi