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Egressos do curso de Ciências Biológicas do IFAM são aprovados em primeiro lugar no programa de Pós-graduação em Ecologia e Botânica do INPA

Egressos do curso de Ciências Biológicas do IFAM são aprovados em primeiro lugar no programa de Pós-graduação em Ecologia e Botânica do INPA

Egressos do curso de Ciências Biológicas do IFAM são aprovados em primeiro lugar no programa de Pós-graduação em Ecologia e Botânica do INPA
por publicado: 28/06/2023 12h53 última modificação: 28/06/2023 12h53

Alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) estão colhendo frutos notáveis de sua formação acadêmica. O comprometimento desses estudantes com projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão tem resultado em conquistas impressionantes ao longo de sua trajetória. Recentemente, dois ex-alunos do curso alcançaram uma vitória notável ao serem aprovados em primeiro lugar no programa de mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia e Botânica) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

 

Em 2022, Tales Alves Júnior, ex-aluno do IFAM, foi aprovado em primeiro lugar no programa de mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) no INPA. Seu projeto de pesquisa busca investigar os fatores determinantes da seletividade de briófitas como substrato de fixação para insetos infectados pelo fungo Ophiocordyceps, conhecido como "fungo-zumbi", bem como sua relação com o estilo de vida endofítico do fungo no substrato. O trabalho de Tales é orientado pelo Dr. Charles E. Zartman, pesquisador do INPA, e conta com a coorientação dos renomados Dr. João P.M. Araújo (NYBG), Dr. Aristóteles Góes-Neto (UFMG) e Dr. Jadson José Souza de Oliveira (INPA).

 

Já em 2023, Alessandra de Araújo Rodrigues conquistou o primeiro lugar no programa de mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia) no INPA. Seu estudo está focado nos efeitos das mudanças climáticas na história natural e na distribuição geográfica de serpentes amazônicas. A pesquisa de Alessandra é orientada pela Dra. Fernanda de Pinho Werneck, pesquisadora do INPA. Além de seu trabalho de pesquisa, Alessandra desempenha um papel importante como Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Suaçubóia, fundado pelo Doutorando Igor Yuri Pereira Fernandes (PPGECO/INPA), que visa promover atividades de sensibilização para a conservação de serpentes amazônicas.

 

Ambos os estudantes se destacaram desde o início do curso, participando ativamente de programas e projetos que contribuíram para seu desenvolvimento acadêmico. Eles foram membros do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/IFAM), Programa de Iniciação Científica (PIBIC/INPA) e Programa de Educação Tutorial (PET/IFAM). Além disso, Alessandra e Tales apresentaram trabalhos orais no XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal em 2019 e 2020, demonstrando sua dedicação e conhecimento em suas respectivas áreas de pesquisa.

 

Outro aspecto importante é o envolvimento desses alunos em atividades extracurriculares e de extensão. Na Escola Integral Professor Engenheiro Sergio Pessoa, eles desenvolveram oficinas nas áreas de zoologia, botânica e ecologia, contribuindo para a instrumentalização do ensino nessas disciplinas. No Programa de Ensino Tutorial, Alessandra e Tales foram fundamentais na organização e divulgação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, desempenhando um papel essencial na organização do Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET 2021).

 

O sucesso de Tales Alves Júnior e Alessandra de Araújo Rodrigues no processo seletivo para o programa de mestrado do INPA é um testemunho do comprometimento desses estudantes e da qualidade do ensino oferecido pelo IFAM no curso de Ciências Biológicas. Seus resultados excepcionais demonstram que o investimento em educação e pesquisa científica pode render grandes conquistas, impulsionando a ciência e contribuindo para a conservação da biodiversidade amazônica.

 

Com mais alunos do IFAM demonstrando excelência acadêmica e científica, é evidente que a instituição está desempenhando um papel fundamental na formação de futuros profissionais de destaque na área de Ciências Biológicas. Esses resultados reforçam a importância do investimento na educação e na pesquisa científica como pilares essenciais para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia e do Brasil como um todo.