Notícias
IES discutem o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
As dificuldades em levar educação ao interior, logística, acesso à internet e distância geográfica foram os principais pontos levantados pelos reitores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado Amazonas (UEA), durante a abertura da primeira edição do Webinar Interinstitucional Parfor Amazonas. O evento teve início da manhã desta segunda-feira (19).
Hoje e amanhã, as três Instituições de Ensino Superior (IES) estão reunidas remotamente para compartilhar experiências institucionais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Amazonas). Em vigência desde 2009, o programa foi criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
No Amazonas, o Parfor Amazonas atua no IFAM, UFAM e UEA, nos cursos de licenciaturas nas áreas de conhecimentos de: Ciências da Natureza (Física; Química; Biologia); Humanas (História; Geografia; Filosofia; Pedagogia Sociologia); Linguagens (Artes; Letras); Matemática.
De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a parceria entre as três IES é importante para avançar na formação de professores não só na capital, mas também no interior do Estado do Amazonas. “Nós temos a missão de levar educação a todos. Pensar em educação de qualidade é pensar na formação dos professores. A união das três instituições fortalece a formação de professores de licenturas, levando em consideração toda a geografia diferenciada”, disse o reitor.
Em seguida, durante a abertura do evento, o reitor da UFAM, professor Silvio Pulga, enfatizou o Parfor como programa estratégico para a região Amazônica e para o Brasil. “É nele (Parfor) que conseguimos formar pessoas que tanto a região precisa no âmbito da licenciaturas e que, portanto, é necessário cada vez mais o apoio das nossas instituições. Um evento como o webinar demostra que as IES estão engajadas no Parfor por entender a sua importância e sua estratégia dentro de um contexto amazônico”, destacou Pulga.
Representando o reitor da UEA, a pró-reitora de Ensino, professora Kelly Souza, ressaltou que o evento demonstra a resistência e a persistência na formação de professores no Amazonas. “Há 11 anos, quando iniciamos o Parfor na UEA, nós tínhamos certeza que o programa contribuiria na formação de professores. A soma dos professores formados pelas três instituições mostra a grandeza do programa na construção de qualidade. O investimento na qualidade começa na qualificação de professores”, salientou Souza.
A mesa de abertura teve ainda a participação de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Lorena Lins, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-Amazonas, Maysa Amorim, e dos coordenadores institucionais do Parfor no IFAM e UFAM, professoras Adriana Vale e Heloisa Borges, respectivamente.
A programação da manhã do primeiro dia foi encerrada com a fala dos coordenadores institucionais e de cursos das três instituições: professores Márcio de oliveira e Walter Esteves (UFAM), Luciane Souza (UEA) e Adriana Vale (IFAM). Ainda na tarde de hoje, ocorre a palestra de abertura com o tema ‘Educação em tempos de pandemia’, com a participação das professoras Arminda Mourão (UFAM), Kelly Souza (UEA) e Josenilda Maria Maués da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a mediação será da professora Heloisa Borges (UFAM).
Sobre o webinar
O evento tem como objetivo socializar as experiências institucionais do Parfor no Amazonas, discorrer sobre a educação em tempo de pandemia e desafio da formação de professores no século XXI, além de expor oficinas envolvendo as áreas do conhecimento na formação de professores/as e realização de minicursos envolvendo a formação do Parfor.
Para acompanhar a programação do webinar é só acessar o link: https://www.even3.com.br/iwiopa2020/