Notícias
IFAM e governo colombiano iniciam tratativas de cooperação
Na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, o cônsul geral da Colômbia, José Gilberto Rojas Flores, esteve na sede da Reitoria do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) para estabelecer um termo de cooperação entre Brasil e Colômbia. O cônsul foi recebido pelo diretor-geral do Campus de São Gabriel da Cachoeira, Elias Brasilino e a assessora internacional, Ana Célia Said.
O objetivo do termo é fortalecer a fronteira e as ações de intercâmbio de alunos e servidores entre os dois países e capitaneado pelo estado colombiano de Guainia. Segundo o cônsul geral da Colômbia em Manaus, José Gilberto Rojas Flores, a intenção é unir a América Latina. "Temos acompanhado a situação política com outros países que insistem em construir muros. Nós queremos é nos unir ainda mais e estreitar nossas relações", destacou.
E por meio do Centro de Idiomas é possível proporcionar o intercâmbio e o ensino da língua espanhola e portuguesa. Para o diretor Elias Brasilino trabalhar a língua aplicada para facilitar as relações de comércio e acadêmica entre ambos países é algo que pode ser feito pelo Centro de Idiomas e com a participação de diversos campi do Instituto.
"Estamos de portas abertas para realizar mais parcerias. O próximo passo é aguardar a avaliação do projeto e plano de trabalho pela secretaria de educação colombiana e nos reunirmos com a comitiva do país vizinho para acertar os detalhes de como o "acordo guarda-chuva" pode acontecer entre as instituições", ressaltou o diretor de São Gabriel da Cachoeira.