Notícias
IFAM fortalece cadeia produtiva de pesca e aquicultura no Alto Solimões
05/08/2015 – A comunidade Cristo Rei, localizada às margens do Rio Solimões no município de Benjamin Constant, recebeu equipamentos de apoio à infraestrutura e logística para pesca, transporte e comercialização do pescado até o mercado consumidor, contribuindo para cadeia produtiva do pescado das mais de 30 famílias de pescadores locais.
A entrega dos equipamentos aconteceu no dia 31 de julho e faz parte do projeto de extensão ‘Formação de Recursos Humanos e Aquisição de Infraestrutura para Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura na Mesorregião do Alto Solimões’ do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), realizado por meio do termo de cooperação técnica entre o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura do Campus Tabatinga (NUPA/CTB) e o Ministério da Integração Nacional. Dentre os materiais doados estão um microtrator Tramontini 18 com carroceria, uma canoa de 11 metros com caixa isotérmica e capacidade de 3 toneladas, um motor rabetta 13 hp e uma rede de pesca para pirarucu.
De acordo com o coordenador do NUPA/CTB, professor Rogério Nakauth, os pescadores planejam iniciar um acordo de pesca, após conflitos em quatro lagos de várzea nas proximidades da comunidade. “Tornou-se necessário a intervenção dos órgãos públicos para resolução dos conflitos, assistência técnica e a orientação para formalização de um acordo de pesca entre as partes envolvidas”, disse.
A comunidade vem recebendo apoio do IFAM, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da prefeitura de Benjamin Constant, desde março de 2013. Segundo Nakauth, a partir de uma série de reuniões com diferentes agentes sociais, decidiu-se pelo zoneamento da região junto com as comunidades vizinhas, com a finalidade de permitir a pesca manejada e a sustentabilidade. “Com o apoio do NUPA na infraestrutura de transporte e estocagem do pescado, monitoramento e acompanhamento do projeto e extensão rural, estima-se uma produção 20 a 30 toneladas de pescado por ano em Cristo Rei, que tem a pesca como principal fonte de renda da comunidade”, explicou.
Durante a solenidade de entrega dos equipamentos à comunidade, estiveram presentes, além da coordenação do projeto, o diretor geral do Campus Tabatinga, professor Jaime Cavalcante Alves, professores Dayse Silva, Edson Carvalho e Marxer Batista e o engenheiro de pesca Jânderson Garcez; e representantes da Prefeitura de Benjamin Constant, como secretário de Produção, Kelly Eduardo e o secretário de Educação, Helis Alfranio, e comunidades vizinhas de Bom Sítio, Praia de Fátima e Teresina I.
Atividades futuras do NUPA/CTB
O projeto tem como objetivo capacitar mais de 2.200 ribeirinhos e pescadores, em todos os municípios da mesorregião do Alto Solimões, composta por nove municípios. Serão ministrados cursos nas áreas de: manejo de lagos com ênfase em acordos de pesca; piscicultura familiar; beneficiamento de pescado; manutenção em motor rabeta; refrigeração industrial com ênfase em manutenção em fábricas de gelo; e higiene, manipulação e processamento do pescado.