Notícias
IFAM promove curso sobre pessoas com deficiência intelectual e autismo no setor público
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou nesta quarta-feira (16), o curso ‘Acolhimento e Atendimento Humanizado das Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo no Setor Público’, voltado especialmente para os servidores técnico-administrativos e docentes. O evento, que aconteceu na Sala de Atos da Reitoria, teve transmissão ao vivo no Youtube (TV IFAM).
A ação foi uma realização da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência da Paraíba (Funad-PB), e teve como objetivo sensibilizar e preparar servidores públicos para o atendimento humanizado e inclusivo de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover o conhecimento sobre os direitos dessas pessoas.
Durante a solenidade de abertura, o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, ressaltou que o IFAM está evoluindo em relação à questão da democratização do acesso e do atendimento humanizado. “Que nossos servidores façam um bom proveito do curso e que possamos cada vez mais humanizar e acolher as pessoas aqui no IFAM. Que esse curso seja um dos muitos que ainda virão para que possamos nos fortalecer mais ainda como instituição”, disse.
O pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFAM, professor Leandro Amorim Damasceno, destacou que o curso é um momento de aprendizado para transformar as ações do IFAM em práticas. “É uma ação que vai nos clarear em muitas questões, estamos aprendendo, precisamos evoluir. Esse tema é muito importante para o IFAM e para nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, afirmou.
Estratégias e boas práticas - O curso foi ministrado pela psicóloga Alice Santos, assessora técnica da Funad-PB e especialista em TEA. A profissional trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência intelectual e autismo, além de apresentar estratégias práticas de acolhimento, comunicação e adaptação de rotinas no contexto institucional.
Durante o curso, os servidores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências, fortalecendo os valores institucionais do IFAM: acessibilidade, inclusão social, valorização das pessoas e respeito à diversidade.
Ações futuras - O curso faz parte de uma série de ações voltadas ao fortalecimento de políticas de acessibilidade e inclusão dentro do IFAM. De acordo com a chefe do Departamento de Benefícios e Qualidade de Vida da Progesp, Aline Silva de Souza, foi realizado um mapeamento institucional e, com base nele, criou-se o grupo de apoio e orientação voltado para servidores com TEA e servidores que possuem dependente com TEA. “Além disso, estaremos promovendo outras ações como roda de conversas e palestras com objetivo de promover um espaço coletivo de acolhimento,escuta e trocas de experiências”, disse.