Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM realiza solenidade de conclusão dos cursos de pós-graduação do projeto Aranouá

Notícias

IFAM realiza solenidade de conclusão dos cursos de pós-graduação do projeto Aranouá

Evento celebra a formação de especialistas em áreas estratégicas da tecnologia, resultado das ações do projeto Aranouá, iniciativa idealizada por meio da Lei da Informática.
por publicado: 12/07/2025 10h15 última modificação: 14/07/2025 15h16

Em parceria com a Samsung Eletrônica da Amazônia, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou na manhã de hoje (12), a solenidade de conclusão dos cursos de pós-graduação Lato Sensu ofertados por meio do projeto Aranouá. A iniciativa, viabilizada pela Lei da Informática (Lei nº 8.387/1991) e com a interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi), marca a formação de novos especialistas em áreas estratégicas da tecnologia, reforçando o compromisso institucional com a qualificação profissional e a inovação na região.

A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI – Aranouá), no Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), e teve transmissão ao vivo pelo Youtube (Canal TV IFAM). As formações em Teste de Software, Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina integram a estratégia do projeto de ampliar o acesso à qualificação profissional em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do setor tecnológico.

O reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, parabenizou os concluintes e destacou o papel do Instituto na oferta de cursos de qualificação profissional. “O IFAM, por meio do Aranouá, está entregando ao mercado de tecnologia, profissionais que irão contribuir no desenvolvimento de produtos aqui no estado do Amazonas, com mão de obra qualificada para atuar no nosso Polo Industrial de Manaus e nas instituições de ensino e pesquisa da região. Fico feliz com o projeto porque tem cumprido seu papel. Agradeço a Samsung pelo financiamento do projeto, empresa parceira que acreditou na nossa instituição”, disse.

De acordo com o coordenador-geral do projeto, professor Jeconias dos Santos, o Instituto qualificou profissionais não só para o mercado local, mas também para o nacional, por meio da parceria público-privada entre o Instituto e a Samsung Eletrônica da Amazônia,. "Ainda temos deficiência de profissionais nessas áreas dos cursos de pós-graduação. Hoje, o IFAM, a Samsung e a Faepi fazem uma entrega importante com mais de 100 especialistas nas áreas de Teste de Software, Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina”, afirmou.

Profissionais qualificados

Para o analista de sistemas e agora especialista em Internet das Coisas, Reginaldo Mota, a realização da especialização irá melhorar o desenvolvimento de produtos no mercado de tecnologia. “Com o nosso desenvolvimento tecnológico e nosso parque industrial, além do avanço das tecnologias, a realização da pós-graduação contribui muito para ter uma melhoria dos nossos serviços ofertados. Com todo o conhecimento adquirido, sei que estarei contribuindo muito melhor no meu local de trabalho e, consequentemente, para a sociedade”, ressaltou.

Ao todo, o Aranouá formou 122 especialistas em Teste de Software, Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina, cursos ofertados gratuitamente pelos campi Manaus Centro, Distrito Industrial e Zona Leste, respectivamente. Como resultado da oferta de qualificação, o professor Eduardo Palhares Júnior, da especialização em Aprendizado de Máquina, reforçou a contribuição do IFAM para o mercado de tecnologia. “Destaco que nossos alunos conseguiram migrar para o campo da pesquisa científica. Tivemos trabalhos premiados em eventos científicos no Brasil e no exterior, todos derivados da pós-graduação. Hoje estamos na tratativa de uma cooperação técnica com uma instituição da Alemanha, fruto da política inclusiva que fomenta o desenvolvimento de alta tecnologia aqui no Amazonas”, disse.

Sobre o projeto 

Iniciado em 2020, o Aranouá — cujo nome, na língua indígena Nheengatu, significa conhecimento — é uma iniciativa pioneira de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltada à formação de profissionais nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu para a comunidade externa é uma das ações estruturantes do projeto, que também contempla programas de Formação Inicial e Continuada (FIC), capacitação docente em metodologias ativas e o Programa para Ações de Permanência e Êxito (Pape), voltado à redução da evasão escolar.

O projeto foi estrategicamente desenvolvido para impulsionar a qualidade da educação superior nos cursos de graduação do IFAM (Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas) relacionados à área STEM, ofertados nos três campi de Manaus. A formação complementar oferecida pelo Aranouá abrange áreas tecnológicas de alta demanda, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robótica e Programação de Dispositivos Móveis.

Os estudantes de graduação que participam do projeto têm acompanhamento pedagógico, monitoria com tutores e recebem bolsa mensal de R$900. Como resultado, a iniciativa reduziu a evasão e aumentou a permanência nos cursos superiores do Instituto, melhorando os indicadores de eficiência acadêmica da instituição. 

Mais informações sobre o projeto:  https://aranoua.ifam.edu.br/