Notícias
II ENCONTRO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL
Com a temática “Resistir é preciso! O direito à educação de jovens e adultos trabalhadores em tempos de perdas de direitos”, um grupo de quinze servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM participou, no período de 03 a 05 de dezembro de 2019, do II Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. O evento ocorreu em Londrina- PR e foi realizado pelo Instituto Federal do Paraná em parceria com a Universidade Federal do Paraná. O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas dos IFs de todo o país e diversas instituições envolvidas com a EJA integrada à EPT.
A abertura do evento se deu com uma mesa-redonda acerca da temática do evento, da qual participaram a Profa. Maria Aparecida Zaneti, da Universidade Federal do Paraná, que também integra o Fórum Paranaense de EJA, e do Prof. Carlos Artur Arêas, Pró-reitor de ensino do Instituto Federal Fluminense, que também é membro do Fórum de Dirigentes de Ensino FDE/Conif, e a professora Amanda Tavares Naves – IFPR enquanto mediadora da Mesa.
O encontro teve como objetivos manter atualizados os diálogos intersetoriais e interinstitucionais frente à EJA e suas particularidades, proporcionar trocas de experiências educativas, encontrar por meio dos debates a unidade no diverso, bem como o levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade enfrenta nas diferentes instituições da Rede.
O Encontro foi pautado em diálogos em torno das realidades e perspectivas da EJA/EPT (PROEJA) na Rede Federal e contou com palestras, discussões sobre diversidade curricular, currículo integrado, formação de professores, acesso, permanência e êxito na EJA/EPT, apresentações culturais, relatos de experiências de cursos e principalmente diálogos com estudantes da EJA/EPT, protagonistas no evento, os quais puderam externar a importância da modalidade de ensino em suas vidas enquanto espaço de formação, luta e emancipação.
O encontro foi encerrado com a leitura e votação das diversas propostas realizadas pelos participantes, no intuito de propor a elaboração de um documento coletivo, o qual deve elencar as demandas e reinvindicações de alunos e profissionais que atuam na EJA/EPT, as sugestões de ações que possibilitem melhorias nas práticas, bem como de políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. O texto final será entregue ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Foi ainda deliberado que o III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal será no segundo semestre de 2020, em Alagoas.
A participação do IFAM nesta edição foi expressiva por ser o segundo IF com maior número de Relatos de Experiências exitosas em EJA. Participaram deste II Encontro representantes dos campi MANAUS CENTRO, MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL, MANAUS ZONA LESTE, MAUÉS, EIRUNEPÉ, TABATINGA, SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, LÁBREA, PARINTINS e representantes sistêmicos da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior – PROEN.
Segundo a Coordenação Geral de Políticas Afirmativas, Clisivânia Duarte, O Grupo trouxe de volta ao Amazonas o compartilhamento de experiências, o compromisso com o avanço da EJA-EPT no IFAM e o entusiasmo de quem sabe fazer parte de uma Rede que compreende a necessidade do compromisso e luta pela EJA, frente aos milhares de jovens e adultos que têm nos Institutos Federais a esperança de uma educação que, para além da elevação da escolaridade, proporcione uma formação crítica e humanizadora.
Mais fotos: AQUI!
Abaixo relação e link dos trabalhos apresentados:
Campus: Parintins
Autores: Professora Patrícia Freitas Moraes e Manoel Ferreira Falcão
Título: Diálogo entre o Etnoconhecimento e Educação Química Orgânica na EJA/EPT: uma abordagem da linguagem química presente nas práticas tradicionais amazônicas.
Link: https://drive.google.com/open?id=1eM2m-awBe9jGLolpgFr9Tb88WzDn_Gsd
Campus: Eirunepé
Autores: Professores Delsinei Costa Vieira e Sara dos Santos Medrado.
Título: Análise de relatos de professores de base técnica sem formação pedagógica do PROEJA no IFAM campus Eirunepé.
Link: https://drive.google.com/open?id=1LdnLFoJTdW9nwvoNBIy2JQ6QTxzhOW-U
Campus: CMDI
Autores: Professora Francisca Cordeiro Tavares e TAE Elane de Souza Mafra
Título: Elaboração de PPC técnico em logística: Diálogos Significativos.
Link: https://drive.google.com/open?id=1NUZfT0GkeuxzwO5b8WQeRi-DDy0pJmxW
Campus: Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica/ PROEN
Autores: Pedagogas Bianca Santos Bento da Silva; Clisivânia Duarte de Souza e Rosangela Santos da Silva.
Título: Ciclo de Formação Continuada para atuação nos cursos da EJA/EPT do IFAM: tempos e espaços sistêmicos na perspectiva da permanência e do êxito escolar.
Link: https://drive.google.com/open?id=1lsLvCp32aLQoW4Jv1C21MD9DQJ27p2VC
Campus: Eirunepé
Autores: Professores Francisco Leugênio Gomes e Delsinei Costa Vieira
Título: Dinâmica de aula de Matemática e Língua Inglesa: relato de uma experiência interdisciplinar em uma turma do curso técnico em Administração/PROEJA
Link: https://drive.google.com/open?id=1LdnLFoJTdW9nwvoNBIy2JQ6QTxzhOW-U
Campus: Manacapuru
Autores: Professores Janaina Maria Gonçalves e Jhonatas Geisteira
Título: O texto publicitário como estratégia de venda: uma reflexão sobre o uso social da língua portuguesa.
Link: https://drive.google.com/open?id=1FrK5Wy-o0hL93Xm_Kpr8w_d8del6z6EH
Campus: Manaus Zona Leste
Autores: Professor Keliton da Silva Ferreira
Título: Perfis docentes na atuação dos cursos da EJA/EPT: necessidade de adequação (?)
Link: https://drive.google.com/open?id=1WFMqb2bquJdmUv6OJEG5kJ0ss311TW4x
Campus: São Gabriel da Cachoeira
Autores: Professor Leonam Matos Correia Lima
Apresentação: Professor João Renato Aguiar Soares Junior
Título: Feira do Empreendedor Indígena.
Link: https://drive.google.com/open?id=1XlQiY0GQt2348qAye1Ogidw8086byqWB