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II Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

II Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

II Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
por publicado: 20/06/2023 12h01 última modificação: 20/06/2023 12h01

Entre os dias 13, 14 e 15 de junho, os servidores do IFAM estiveram presentes em Planaltina-DF para participar do II Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento teve como tema "Desafios e possibilidades da gestão em rede" e teve como objetivo debater e apresentar experiências bem-sucedidas da Educação do Campo e Educação Escolar Indígena nos Institutos Federais.

A delegação contou com a presença de professores e diretores gerais dos Campi Tabatinga, Presidente Figueiredo, Manaus Zona Leste e Itacoatiara, além da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena e Educação do Campo do IFAM.

Durante o seminário, foi discutida a importância e a urgência de construir uma Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal, baseada em uma concepção de território como espaço de vida, produtor de cultura, e como forma de reforçar o compromisso político e educacional de expandir a educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil, especialmente em áreas remotas. Esses pontos foram endossados na Carta de Planaltina divulgada pelos membros do ForCampo.

 

"A participação nesse evento nos fortaleceu ainda mais, dada a dimensão e importância da Rede Federal de Ensino, principalmente em locais distantes, como as regiões em que atuamos no IFAM", afirmou a Professora Janaína de Aguiar, do Campus Manaus Zona Leste. Durante sua participação na Mesa Redonda sobre "A estrutura física do Campus Agrícola como possibilidade de permanência e sucesso", a Professora Darlane Saraiva apresentou argumentos sobre a estrutura física das comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, destacando-as como espaços formativos que promovem a permanência e êxito dos estudantes na região Amazônica.

 

A participação do IFAM foi bastante expressiva, com um número significativo de trabalhos aprovados para comunicação científica por meio de relatos de experiências. Alguns exemplos dessas experiências foram discutidos, como a "Contextualização do Ensino e as Práticas Bem-sucedidas dos Alunos do IFAM Campus Itacoatiara", apresentado pelo Professor Rondon de Souza (CITA); o "Curso Técnico em Agroecologia na Aldeia Moyray: Experiências e Aprendizados do IFAM Campus Manaus Zona Leste com os Indígenas da Etnia Mura, Autazes-AM", apresentado por Janaina Aguiar (CMZL); as "Práticas Pedagógicas do Ensino Médio/Técnico Integrado: Experiências e Vivências em Projetos Integradores no IFAM Campus Tabatinga-AM", compartilhadas pelo docente Elenillson Oliveira (CTBT); a "Formação de Agricultores Familiares no Interior do Amazonas Mediada Tecnologicamente - A Experiência do Projeto 'Da Roça para Casa'", apresentada pela professora Daiane Medeiros (CITA); e a "Agropecuária do Alto Solimões em Mapas Temáticos", apresentada pelo professor Luís Govea (TBT). Essas experiências exitosas foram divulgadas ao longo do II Seminário FORCAMPO.

 

De acordo com os dados do FORCAMPO divulgados na Carta de Planaltina, existem 119 campus agrícolas, que representam 20% do total de Campi da Rede Federal, espalhados por todas as regiões do Brasil. A região nordeste possui a maior quantidade de campus agrícolas, com 37 (30% do total), seguida pela região norte, com 22 Campi agrícolas, representando 30% dos Campi dessa região. Estudos realizados pelo ForCampo mostram que 271 Campi oferecem cursos na área de Recursos Naturais, sendo 213 deles no sub-eixo agrícola. Portanto, a Educação Agrícola e a Educação do Campo correspondem a 33% dos Campi da Rede Federal, com características agrícolas significativas, o que representa uma parcela importante dentro da rede federal.