Notícias
Pescadores de Manacapuru passam por certificação inédita
Após parceria entre IFAM, Marinha do Brasil e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), cerca de 18 pescadores, entre homens e mulheres, concluíram o curso Pescador Profissional (POP N1) no Campus avançado de Manacapuru. O objetivo era capacitar aqueles que já trabalhavam na área e que com a certificação, tornam-se aquaviários do 3º grupo - Pescadores, Seção de Convés, com inscrição na categoria POP-N1, para o exercício das capacidades previstas nas Normas da Autoridade Marítima.
O IFAM foi o primeiro Instituto Federal da região Norte a oferecer esse tipo de qualificação. A primeira turma - com 17 participantes - foi certificada pelo Campus Parintins em dezembro de 2015. Já Manacapuru habilitou mais 18 pescadores em 2016. Todos os participantes após o curso estão aptos a exercer a função de pescador em embarcação de pesca de qualquer tipo e porte, empregada em qualquer tipo de navegação.
Segundo a pró-reitora de Extensão, Sandra Darwich, a oferta desse tipo de capacitação no Amazonas promove o fortalecimento e a consolidação da economia solidária, além de manter a educação como instrumento de transformação local.
O curso é fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 04/2014, celebrado entre a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil (MB), o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e faz parte do catálogo da Educação Profissional Marítima, sendo ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e executado pelo Campus avançado de Manacapuru.