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PPGET/IFAM realiza sua primeira defesa de doutorado e reforça compromisso com a educação transformadora na Amazônia
PPGET/IFAM realiza sua primeira defesa de doutorado e reforça compromisso com a educação transformadora na Amazônia
Na última sexta-feira, 13 de junho de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou um importante passo em sua trajetória acadêmica: a primeira defesa de tese de doutorado desde a criação do programa.
A doutoranda Jordane Lima Dias de Oliveira apresentou sua pesquisa intitulada “Formação de Professores do PROEJA na Pedagogia da Alternância: cultivar saberes e colher aprendizagens”, orientada pela professora doutora Rosa Azevedo. Durante a apresentação, também foi exposto o Produto Educacional desenvolvido ao longo da tese: “Círculo de Saberes - Formação Sobre EJA-EPT na Pedagogia da Alternância: O que é? Como se faz?”. A proposta tem como objetivo fortalecer a formação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), com base nos princípios da Pedagogia da Alternância.
A defesa foi realizada online e acompanhada por professores, estudantes, familiares e convidados, que celebraram esse marco para o programa e para toda a comunidade acadêmica do IFAM.
Ao final, Jordane compartilhou sua alegria com a conquista:
“Ser a primeira doutoranda a defender no PPGET foi um desafio especial. Sigo com a sensação de missão cumprida, por ter feito escolhas éticas e vivenciado intensamente cada etapa do processo. Saio com o coração cheio de gratidão e esperança nos frutos que essa jornada ainda pode render.”
A orientadora, professora doutora Rosa Azevedo, também destacou a importância coletiva desse feito:
“Orientar a primeira tese do programa é uma grande honra e carrega uma enorme responsabilidade. Este é um momento significativo, pois marca a consolidação de um projeto construído com esforço, trabalho conjunto e muito comprometimento. Estamos colhendo os primeiros frutos, que têm o sabor da relevância acadêmica, da inovação e do compromisso com a sociedade.”
A banca avaliadora destacou a profundidade teórica, a consistência metodológica e o impacto social da pesquisa, reconhecendo sua contribuição para a formação de professores e para a valorização da EJA na Educação Profissional.
O IFAM, por meio do PPGET, reafirma seu compromisso com a formação de profissionais críticos, qualificados e preparados para atuar com excelência no ensino, na pesquisa e na extensão em sintonia com a realidade amazônica, promovendo educação com base na sustentabilidade, na inclusão e na transformação social.
Parabéns à nova doutora Jordane Lima Dias de Oliveira, à professora Rosa Azevedo e a todo o corpo docente e discente do PPGET por essa conquista que simboliza avanço, dedicação e compromisso com a educação pública de qualidade.
Créditos das imagens: Instagram do PPGET – @ppgetifam