Notícias
PROEN e PROEX promovem mesa-redonda em celebração à Semana dos Povos Indígenas
Em celebração à Semana dos Povos Indígenas, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio das pró-reitorias de Ensino (PROEN) e Extensão (PROEX), promoveu na manhã desta terça-feira (22) a mesa-redonda ‘Educação escolar indígena na Rede Federal de Educação: desafios, experiências e práticas’. Em formato online, o evento foi transmitido ao vivo no Youtube (Canal TV IFAM).
A mesa de abertura contou com a participação do reitor do IFAM, o professor Jaime Cavalcante Alves, da pró-reitora de Extensão, professora Maria Francisca Moraes de Lima, da coordenadora do Departamento de Ações Afirmativas, pedagoga Clisivânia Duarte de Souza, representando a pró-reitora de Ensino, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Paulo Henrique Rocha Aride, da coordenadora sistêmica do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), professora Roberta Enir Faria Neves de Lima.
Durante a mesa de abertura, o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, ressaltou o compromisso de valorizar a diversidade cultural e promover espaços de diálogo e de construção coletiva do conhecimento.”Aqui tentaremos não apenas estudar os povos indígenas, mas aprender com eles, escutá-los, caminhar juntos na valorização de suas línguas, de suas lutas, de seus direitos e de seus modos de vida também. Do meu ponto de vista, essa semana é mais do que um evento, é um ato de respeito, é um convite à escuta atenta, à empatia e ao engajamento com as causas indígenas”, disse, destacando a presença de lideranças indígenas, pesquisadores e estudantes.
Mesa-redonda
Mediada pela professora Roberta Enir, a atividade foi e teve como objetivo ampliar o debate sobre a presença e a importância da educação indígena no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A mesa-redonda teve a participação do professor Edilson Baniwa, do IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira e que atualmente faz parte do Ministério dos Povos Indígenas na pasta de Educação Escolar Indígena, da presidente do Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (FOREEIA), professora Alva Rosa Tukano, da coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Indígena (Proen), professora Alessandra Fonseca, do representante da comunidade onde foram realizados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFAM, Humberto Tenharin, e do representante indígena egresso do IFAM, Anderson Guimarães de Albuquerque.