Notícias
Simpósio do IFAM discute limites e possibilidades no ensino tecnológico.
Simpósio do IFAM discute limites e possibilidades no ensino tecnológico.
Na manhã desta quinta-feira (11), ocorreu a abertura do VII Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (Seta), evento online, gratuito e promovido pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPPGET), com o objetivo de ser um espaço destinado à discussão, valorização e incentivo da pesquisa voltada para o ensino tecnológico.
O Simpósio é um evento técnico-científico organizado por mestrandos do PPGET/IFAM em colaboração com professores do Programa, e este ano tem como tema ‘Ensino Tecnológico em contexto: limites e possibilidades para o século XXI’ e pretende discutir eixos que envolvem a educação profissional, ciência e tecnologia articulando competências, cultura, desafios e complexidades para além da formação.
De acordo com o coordenador-geral do PPGET, professor Nilton Ponciano, a ideia da sétima edição do Simpósio é dialogar sobre a aproximação do ensino tecnológico com a realidade que envolve a escola, os docentes e os discentes. “Como tornar as ideias de ensino tecnológico uma realidade na escola, de tal forma que contribua para a humanização das relações humanas e construa vínculos que fortaleçam um currículo. Que insira na sociedade uma concepção de humano que valorize o respeito, a ética, as diferenças em prol de um processo civilizatório que não destrua a natureza, as relações humanas. Que diminua as desigualdades econômicas entre ricos e pobres. A tecnologia deve ser revisitada nesses dois dias como conceito, como filosofia, como instrumento técnico-científico, mas não devemos perder de vista que as questões que perpassam a tecnologia na sociedade contemporânea, bem como os impactos positivos e negativos, não estão alheias aos interesses públicos, à sociedade e ao bem comum”, disse Ponciano.
Presente na abertura do Simpósio, o reitor pro tempore do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, destacou a importância da realização do Seta. “Evento importante onde vários temas voltados à educação profissional e tecnológica do Amazonas serão discutidos. Tenho certeza que os convidados das atividades apresentarão temas importantes para que nosso Instituto possa discutir junto com nossos estudantes e tirar propostas, verificar ações para que possamos cada vez mais agir diante da pós-graduação, agir diante de nossas pesquisas, trazendo melhorias para a formação de pesquisadores e de professores”, disse.
Ainda como parte da programação da abertura, ocorreu a conferência ‘Formação de professores para ensino tecnológico – Contextos e Perspectivas’, com a professora Rita Esther, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O Seta ocorre até amanhã (12) com palestras, mesas-redondas, oficinas virtuais e exposições. Toda a programação está sendo transmitida pelas redes sociais do PPGET (Facebook e Youtube).
Programação do VII Seta
Na tarde de hoje (11), a partir das 14h, ocorre a mesa-redonda ‘Avaliação de Programas de Pós-Graduação na área de Ensino’, com as professoras Andrea Pereira Mendonça (IFAM), Cleci Werner da Rosa (Universidade de Passo Fundo), Ivanise Rizzati (Coordenadora Adjunta da Área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes) e Marcus Vinicius Pereira (Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ). Em seguida, às 16h, acontece a galeria virtual de produtos educacionais.
Na manhã de sexta, estão previstas oficinas e apresentações de artigos e relatos, além da conferência de encerramento, com o professor Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Mais informações: http://ppget.ifam.edu.br/w_seta_novo/